Rupestro Umbria Merlot/Sangiovese IGT 2007

rupestro-2007Itália

Tinto, Merlot/Sangiovese, 2007

Vinícola: Cardeto

Preço: R$ 35,00

Eu e Vanessa fomos dia desses conhecer o restaurante italiano La Campagna que fica no Distrito de Joaquim Egídio, colado em Campinas. São especializados em pratos sicilianos e a carta de vinhos é 100% italiana. O restaurante fica numa chácara, com grandes áreas externas, porém muito aconchegante.

Como eu não conhecia a maioria dos ródulo, resolvi pelo bom senso do custo-benefício e me dei bem! Esse Rupestro, que na carta de vinhos citava o 2006, mas nos trouxeram o 2007, é um corte de 80% merlot e 20% sangiovese. Tem cor rubi de média intensidade, com aromas frutados predominantes de cereja e algo de especiarias. Na boca é um vinho macio e leve, taninos finos, ótima acidez e álcool totalmente integrado. Não passa por madeira.

Foi um ótima escolha que fizemos tanto pelo bom custo quanto pela harmonização, que funcionou mesmo com os pratos diferentes que pedimos – o meu à base de molho vermelho e a Vanessa uma massa mais delicada, apenas na manteiga.

Noite muito agradável com excelente comida e bom vinho.

3 comentários sobre “Rupestro Umbria Merlot/Sangiovese IGT 2007”

  1. Quando desconheço o vinho, procuro ver se é Merlot. Dificilmente não agrada. Pedi o Rupestro Sangiovese e não me enganei. Excelente vinho, harmonico e muito boa a relação custo/benefício.

  2. Almocei ontem no buffet mediterrâneo do Fiammeta-Niterói, queria uma taça de vinho, pedi um merlot(concordo com o Carlos, não tem erro), me apresentaram o Rupestro-2008, corte exato com sua análise do blog, caro Alexandre. Fiquei curioso em saber mais sobre este vinho e agradeço a ti por encontrar o Diário de Baco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *