Como deixar seu vinho na temperatura ideal

Para mim, a temperatura é um dos fatores mais importantes para que sua experiência com um vinho seja das melhores ou das piores.

Num país como o nosso, em que o calor predomina na maior parte do ano, é sempre bom ficar atento com a temperatura. Sabe a história de que vinho tem que ser bebido a temperatura ambiente? No Brasil, esqueça. Quem é que aguenta beber um vinho tinto num calor de 30 graus? Só se for num ambiente com ar-condicionado.

Balde de gelo. O melhor amigo do vinho.
Balde de gelo. O melhor amigo do vinho.

Mas o que você perde em não beber seu vinho na temperatura ideal? Por exemplo, se você beber um vinho tinto muito quente, ele parecerá muito mais alcoólico do que realmente é. Por outro lado, se você beber um vinho tinto muito gelado, todos aqueles aromas deliciosos desaparecerão. O mesmo vale para os brancos e espumantes.

Mas não se desespere, porque não tem nada difícil com o vinho. Você não gosta de sua cerveja geladinha? Pois bem, com o vinho é a mesma coisa, com a diferença você tem que tirar da geladeira BEM antes.

Aqui vão algumas regras básicas:

  • Vinho tinto:
    coloque na porta da geladeira ou no balde de gelo por 20 minutos e pronto. Se passar um pouco não tem problema. Assim que tirar da geladeira, rapidamente o vinho começará a esquentar e chegará a temperatura ideal.

  • Vinho branco:
    o mesmo procedimento acima, só que por 30 minutos.

  • Espumante:
    como a garrafa do espumante é mais grossa do que as demais garrafas de vinho, o ideal é gelar por cerca de 45 minutos.

  • Vinhos de sobremesa:
    a mesma regra dos vinhos brancos.

Se você estiver com muita pressa e quiser acelerar o processo, você pode colocar a garrafa no freezer, mas CUIDADO! Você não vai querer seu vinho congelado certo? Caso coloque no freezer, é só seguir as regras acima reduzindo pela metade os tempos e pronto.

Se você ainda não se convenceu com essas dicas básicas e quer deixar seu vinho na temperatura perfeitamente perfeita, sem problemas. Aqui o cliente sempre tem razão! Fiz um post com uma relação das temperaturas exatas para deixar seu vinho no ponto!

Não deixe de aproveitar os bons momentos da vida.

Saúde!

3 comentários em “Como deixar seu vinho na temperatura ideal”

  1. Olá Alexandre.
    Me diz uma coisa. O vinho na porta da geladeira durante 20min e após isso estará na temperatura certa. E depois de aberto e servido, o que ainda está na garrafa retorna a geladeira ou pode manter sobre a mesa?

  2. Bom dia qual e a temperatura ideal p adega.?
    A minha adega esta com a temperatura 16 está certo?
    obrig

    1. Oi Maristela…

      O ideal é você deixar a adega em 14 graus, pq até o momento de você abrir o vinho e começar a bebê-lo ele estará a 16, no ponto!

      abs!
      Alexandre

Deixe um comentário