Hoje vamos de sobremesa, que é um dos meus assuntos preferidos na cozinha. Aproveitando o clima de aniversário da semana passada, resolvi compartilhar com vocês essa receita de Naked Cake.

O naked cake (ou bolo pelado) é o assunto da moda e virou febre nas festas de aniversário e casamento no Brasil. Nada mais é do que um bolo sem aquelas coberturas tradicionais de pasta americana, marshmallow, glacê (que eu, particularmente, acho bonitos para olhar e péssimos pra comer!).

O naked cake permite uma variação enorme de sabores e recheios e a decoração, geralmente feita com frutas frescas, é bem mais fácil de fazer e fica linda. Atendendo aos pedidos do aniversariante, fiz o meu naked de chocolate, recheado com brigadeiro e morangos. A combinação ficou incrível!

ago28-nakedcake

Receita de Naked Cake de Brigadeiro com Morangos

Massa:
– 6 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 2 e 1/2 xícaras de farinhas de trigo
– 1 xícara de leite
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1/2 xícara de cacau em pó

Recheio:
– 2 latas de leite condensado
– 200g de chocolate meio amargo
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 lata de creme de leite
– 4 caixas de morangos
– açúcar de confeiteiro

Lave e seque bem os morangos. Pique duas caixas para o recheio e reserve o restante para a decoração.

Unte com manteiga duas formas redondas (uma com 22 e outra com 18 cm de diâmetro) e polvilhe com cacau. Se quiser o bolo mais alto ou maior, aumente a receita. Peneire a farinha, o cacau e o fermento em pó, misture e reserve. Ferva o leite com a baunilha.

Bata as claras em neve e misture as gemas uma a uma e o açúcar. O creme fica bem fofo. Vá misturando os ingredientes secos, intercalados com o leite fervendo.

Despeje uma parte da massa na forma menor e o restante na maior e leve para assar (forno pré-aquecido a 200 graus) por uns 40 minutos. Espere esfriar completamente para desenformar.

Enquanto o bolo assa, faça o brigadeiro. Misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate e leve ao fogo, mexendo até dar o ponto. Desligue, misture bem e junte o creme de leite.

Corte os bolos ao meio e molhe cada parte com um pouco de vinho do porto, licor de chocolate, ou outra bebida de sua preferência. Recheie com o brigadeiro e os morangos e use sua criatividade para decorar.

Para harmonizar, nada melhor que uma boa taça de Vinho do Porto!

>> Veja aqui outros Menu de Baco