Menu de Baco – Verão – Quiche de Cogumelos

O verão está chegando e, com ele, chegam também as altas temperaturas. Pra quem gosta de vinho, essa é a época de abusar dos espumantes, vinhos brancos e rosés, que devem ser servidos gelados e são ótimos companheiros para um lindo dia de sol.

A partir de hoje, vamos sugerir algumas receitas e harmonizações leves e deliciosas, que são a cara da estação mais quente do ano. Pra começar, uma Quiche, que pode ser servida quente ou fria, como entrada ou prato principal, acompanhada de uma salada verde.

nov11-quichecogumelos

Receita de Quiche de Cogumelos (6 fatias)

Massa:
– 250g de farinha de trigo
– 125g de manteiga gelada
– 1 ovo
– 1 colher (chá) de água gelada
– sal a gosto

Recheio:
– 1 xícara (chá) de leite
– 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
– 4 ovos
– 200g de cogumelos frescos (pode ser shiitake, shimeji, paris ou misturado)
– 1 colher de sopa de manteiga
– 80g de queijo parmesão ralado 
– sal e pimenta-do-reino a gosto

Numa frigideira, refogue os cogumelos na manteiga por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar.

Corte a manteiga em cubos de 1 cm e misture todos os outros ingredientes da massa. Amasse bem com as mãos, mas não derreta toda a manteiga (alguns pedacinhos deixam a massa mais crocante). Faça uma bola, embrulhe em filme de pvc e leve à geladeira por 1 hora.

Abra a massa numa superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo (até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura). Forre o fundo e as laterais de uma assadeira de 20 cm de diâmetro com a massa.

Numa tigela, misture os ovos, o leite e o creme de leite e bata com um fouet (batedor de arame) até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Cubra a massa com o queijo parmesão ralado, os cogumelos refogados e o creme de ovos. Leve ao forno (aproximadamente 200 graus) para assar por 30 a 40 minutos, ou até que a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva.

Essa receita fica excelente com um vinho rosé bem aromático ou um bom espumante rosé.

Beijos e até a semana que vem!

– Veja aqui outros Menu de Baco

Deixe um comentário