Nós adoramos a culinária italiana! Aqui em casa, sempre há uma oportunidade ideal para uma massa… E não existe nada melhor que uma boa massa feita em casa.

O cilindro para massas é um dos equipamentos indispensáveis na nossa cozinha. Com ele, faço a minha massa fresca rapidinho. Se você ainda não tem, e gosta de fazer massas, vale a pena comprar. Mas a minha dica é: invista em uma marca boa. Eu já tive um baratinho, que não durou dois almoços…

ago14-manicareti

Receita de Manicaretti de Caccio-Cavalo
(2 pessoas)

Massa:
– 200g de farinha de trigo
– 2 ovos

– 1 queijo Caccio-Cavalo 

Molho pesto:
– 1 maço de manjericão
– 1 dente de alho
– 200ml de azeite (aproximadamente)
–  castanhas de cajú a gosto (ou pinolis)
– 40g de parmesão ralado (ou pecorino)
– sal e pimenta do reino a gosto

Faça a massa, misturando a farinha com os ovos, e amassando até ficar bem homogêneo. A massa deve ficar bem firme. Embrulhe em um plástico e deixe descansar por uns 15 minutos.

No liquidificador ou processador, prepare o pesto. Junte o manjericão, o alho e o azeite e bata bastante. Coloque o queijo e as castanhas e bata mais um pouco para misturar bem. Prove e acerte o sal e a pimenta (o queijo já é salgado). Reserve.

Abra a massa no cilindro (ou rolo). Primeiro, passe umas 5 ou 6 vezes na espessura mais grossa, para deixar a massa bem lisa. Em seguida, vá passando pelas espessuras mais finas, até chegar na espessura desejada (eu costumo usar o número 5 ou 6). Corte quadrados de massa de cerca de 12cm, recheie com um pedaço generoso de queijo e feche a massa (basta dobrar como um pacote de presente).

Cozinhe em água e sal por cerca de 5 minutos (o tempo de cozimento vai depender da espessura da massa). Monte os pratos e cubra com o pesto e parmesão (ou pecorino ralado). Decore com um fio de azeite e sirva.

Para acompanhar essa receita, que leva queijo, a melhor harmonização é um vinho branco. Uma boa opção são os vinhos feitos com a uva Sauvignon Blanc. Que tal tentar um intercâmbio Itália-França e abrir um Pouilly-fumé? 😉

Beijos e até a semana que vem!

 

>> Veja aqui outros Menu de Baco