Homenagem a Ângelo Salton – Salton Desejo 2005 e Salton Talento 2004

No último dia 10 de fevereiro, o Brasil perdeu um de seus grandes empreendedores, o presidente da Vinícola Salton, Ângelo Salton Neto, vítima de infarto fulminante, aos 56 anos. Infelizmente não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas tudo o que sempre li a seu respeito, o revelou ser um homem visionário e obstinado em elevar o nível de qualidade e o consumo do vinho no Brasil.

Em uma justa homenagem, eu o Cristiano (Vivendo Vinhos) resolvemos nos reunir num jantar, para beber o Salton Desejo 2005 e o Salton Talento 2004, dois grandes vinhos brasileiros produzidos pela Salton.

salton-desejo-2005Salton Desejo 2005

Cor púrpura intensa, muito escura. Aromas adocicados de frutas vermelhas como morango e um toque de baunilha. Na boca também é frutado e com bom volume. Um ótimo merlot, redondo com taninos aveludados e boa acidez. Gostei bastante.
salton-talento-2004Salton Talento 2004

O Talento é corte de 60% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Tannat. Assim como o Desejo, tem um cor púrpura ainda mais escuro. No nariz é um pouco fechado, mas mesmo assim revela a fruta mais discreta e notas de café e chocolate. Um vinho mais potente, taninos presentes e de persistência mais longa, que foi melhorando durante o jantar. Com certeza o Talento melhorará ainda mais com mais alguns anos pela frente na garrafa.
Harmonizou melhor com o prato que o Cristiano preparou, um delicioso Filet Mignon a Sauce Chasseur.

Fica aqui minha homentagem a Ângelo Salton, esse grande homem do vinho brasileiro.

2 comentários em “Homenagem a Ângelo Salton – Salton Desejo 2005 e Salton Talento 2004”

  1. Tem toda razão.
    São bons de boca.

    abs!
    Alexandre

  2. Dupla muito boa de vinhos nacionais. Ainda lhes falta um buquê, mas vão bem na boca.

    Abraços

    Paulo

Deixe um comentário