Menu de Baco XVIII – Bacalhau com batatas gratinadas e Cordilheira de Santana Chardonnay 2005

Após a orgia gastronômica de final de ano, nada melhor que uma comidinha leve com um bom vinho. Assim foi essa ótima harmonização – um bacalhau macio com batatas gratinadas, acompanhado por um surpreendente chardonnay brasileiro, o Cordilheira de Santana Chardonnay 2005. Um vinho branco leve, de aromas cítricos, boa acidez e o toque de baunilha delicado, que deu boa untuosidade na boca, mas sem exageros.

A receita e os comentários da Vanessa seguem abaixo:

“Depois das comilanças do Natal, ninguém aguentava mais ver aquelas carnes de porco, peru, tender, chester e afins. Então, para recuperar o estômago, resolvemos fazer um bacalhau.

Bacalhau com batatas gratinadas

– 300 gs de bacalhau em pedaços
– Azeite extra virgem
– 500 gs de batatas em rodelas
– 2 cebolas grandes em rodelas
– 2 xícaras de leite
– 1/2 xícara de creme de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Folhas de alecrim
– Noz moscada
– Pimenta do reino

Dessalgue o bacalhau. Coloque o leite e os pedaços de bacalhau numa panela e cozinhe por uns 15 minutos. Retire o bacalhau e reserve. No leite que sobrou do cozimento do bacalhau, junte o alecrim, a noz-moscada e a pimenta do reino moída na hora. Coloque as batatas e as cebolas, cortadas em rodelas de mais ou menos 1 cm e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (até começar a ficar macia). Desligue o fogo, junte o creme de leite e a manteiga e acerte o sal, se houver necessidade. Despeje a mistura num refratário e leve ao forno para gratinar (cerca de 30 minutos em forno alto ou até as batatas ficarem coradas). Em outro refratário, arrume os pedaços de bacalhau e cubra com azeite. Leve ao forno por alguns minutos, somente para que o azeite penetre no bacalhau. Sirva acompanhado das batatas gratinadas.”

Quer ver essa e outras receitas? Acesse o blog do Menu de Baco

3 comentários em “Menu de Baco XVIII – Bacalhau com batatas gratinadas e Cordilheira de Santana Chardonnay 2005”

  1. Alexandre, Vanessa e Eugênio,
    Meu Menu de Natal foi totalmente inverso de vocês mas nem por isso de menor nível (Rsrs): fiz um leitãozinho à moda Bairrada (Portugal), assado inteiro (4Kg) no estilo mineiro pururucado. O vinho foi um Altas Quintas, também português que "casou" harmonicamente. Este vinho é estupendo p/ não dizer mais, feito da dezenas de uvas, incluindo a Baga, típica bairradense – se é assim que nossos patrícios lusitanos dizem [héhé}. Forte Abraço.
    Antonio Coêlho – DCV http://www.decantandoavida.com

  2. Que beleza hein Alexandre?

    O bacalhau parece ter ficado ótimo, há tempos não como um bom bacalhau, fiquei com vontade, rs…

    Abraço.

  3. Antonio…
    fiquei com inveja agora meu amigo. inclusive tenho um Altas Quintas aqui em casa e vou "convocar" a Vanessa pra fazer uma carne de porco. deve ficar um show!
    valeu a dica.

    Ramon…
    Não perca tempo. é fácil de fazer. aproveite o tempo de calor e o final de semana pra apreciar essas coisas boas da vida.

    um abraço a todos!
    Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *