A receita e os comentários da Vanessa seguem abaixo:
“Depois das comilanças do Natal, ninguém aguentava mais ver aquelas carnes de porco, peru, tender, chester e afins. Então, para recuperar o estômago, resolvemos fazer um bacalhau.
Bacalhau com batatas gratinadas
– 300 gs de bacalhau em pedaços
– Azeite extra virgem
– 500 gs de batatas em rodelas
– 2 cebolas grandes em rodelas
– 2 xícaras de leite
– 1/2 xícara de creme de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Folhas de alecrim
– Noz moscada
– Pimenta do reino
Dessalgue o bacalhau. Coloque o leite e os pedaços de bacalhau numa panela e cozinhe por uns 15 minutos. Retire o bacalhau e reserve. No leite que sobrou do cozimento do bacalhau, junte o alecrim, a noz-moscada e a pimenta do reino moída na hora. Coloque as batatas e as cebolas, cortadas em rodelas de mais ou menos 1 cm e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (até começar a ficar macia). Desligue o fogo, junte o creme de leite e a manteiga e acerte o sal, se houver necessidade. Despeje a mistura num refratário e leve ao forno para gratinar (cerca de 30 minutos em forno alto ou até as batatas ficarem coradas). Em outro refratário, arrume os pedaços de bacalhau e cubra com azeite. Leve ao forno por alguns minutos, somente para que o azeite penetre no bacalhau. Sirva acompanhado das batatas gratinadas.”
Antonio…
fiquei com inveja agora meu amigo. inclusive tenho um Altas Quintas aqui em casa e vou "convocar" a Vanessa pra fazer uma carne de porco. deve ficar um show!
valeu a dica.
Ramon…
Não perca tempo. é fácil de fazer. aproveite o tempo de calor e o final de semana pra apreciar essas coisas boas da vida.
um abraço a todos!
Alexandre
Que beleza hein Alexandre?
O bacalhau parece ter ficado ótimo, há tempos não como um bom bacalhau, fiquei com vontade, rs…
Abraço.
Alexandre, Vanessa e Eugênio,
Meu Menu de Natal foi totalmente inverso de vocês mas nem por isso de menor nível (Rsrs): fiz um leitãozinho à moda Bairrada (Portugal), assado inteiro (4Kg) no estilo mineiro pururucado. O vinho foi um Altas Quintas, também português que "casou" harmonicamente. Este vinho é estupendo p/ não dizer mais, feito da dezenas de uvas, incluindo a Baga, típica bairradense – se é assim que nossos patrícios lusitanos dizem [héhé}. Forte Abraço.
Antonio Coêlho – DCV http://www.decantandoavida.com