Menu de Baco – Ovo mollet com polenta cremosa e chips de parma

Com a queda nas temperaturas do outono, já começamos a ter aquela vontade de comer coisas mais quentinhas e reconfortantes.

Essa receita é da categoria comfort food.

mai15-ovo-molet-polenta

Ovo mollet com polenta cremosa e chips de parma
(4 pessoas)

1 receita de polenta cremosa
– 4 ovos grandes em temperatura ambiente (de preferência caipiras)
– água para cozinhar os ovos

– 100g de presunto parma
– azeite extra virgem
– pimenta do reino moída na hora
– 1 ovo batido com 1 pitada de sal e pimenta
– farinha de rosca (ou pão processado)
– óleo para fritar os ovos molet

Faça a receita da polenta, conforme as indicações.

Coloque as fatias de presunto parma entre duas folhas de papel toalha ou papel manteiga e leve ao microondas por alguns minutos, até desidratar (vá colocando de 1 em 1 minuto e verificando para não queimar). Reserve.

Ferva a água, coloque os ovos e cozinhe por 4 minutos. Retire e passe pela água fria para parar o cozimento. Descasque com cuidado para não quebrar (os ovos ainda estarão bem moles). Passe pelo ovo batido e empane com a farinha de rosca. Frite em óleo quente rapidamente até dourar (não deixe muito tempo para que o ovo não fique duro).

Sirva a polenta e coloque o ovo no centro do prato. Decore com as fatias de presunto parma, um fio de azeite e pimenta do reino.

O ovo é um dos maiores desafios pra quem gosta de vinho. Harmonizar pratos com esse ingrediente é difícil, mas nós já conseguimos algumas boas surpresas, como Carbonara com vinhos da uva Pinot Noir. Faça suas tentativas e conte pra gente se deu certo (ou não!). Se o vinho não harmonizar, termine seu prato e aprecie seu vinho depois da refeição, com calma.

Bjos

>> Veja aqui outros Menu de Baco

 

4 comentários em “Menu de Baco – Ovo mollet com polenta cremosa e chips de parma”

Deixe um comentário