Kanu Rockwood Red 2006

kanu-rockwoodred-2006África do Sul

Tinto, Shiraz, Cabernet Sauvignon, Merlot, Roobernet , 2006

Vinícola: Kanu

Preço: R$ 36,50

Gosto dos vinhos da África so Sul. São vinhos com aromas muito intensos e marcados por um defumado que não se vê tão facilmente em outros países. Esse veio também da Sociedade da Mesa e foi uma excelente companhia para um risoto que fizemos aqui em casa e falarei em breve.

É um corte de 56% Shiraz, 34% Cabernet Sauvignon, 6% Merlot e 4% da desconhecida (pelo menos para mim) Roobernet. Pelo que pesquisei, essa uva é o resultado de um cruzamento de duas uvas francesas: a Cabernet Sauvignon (figurinha fácil) e a Pontac (ainda mais desconhecida).

Como resultado, é um vinho de cor violácea intensa e deixa muitas lágrimas na taça. Os aromas são de cereja madura, chocolate, defumado e um toque mentolado. Na boca não se repete toda a complexidade do nariz, mas tem corpo médio, taninos finos, boa acidez e um conjunto equilibrado, apesar dos 14% de álcool. Final curto.

Um vinho muito interessante nesta faixa de preço que vale a pena provar.

1 comentário em “Kanu Rockwood Red 2006”

  1. Alexandre,

    É isso aí! Este cruzamento foi feito durante a década de 90 em Stellenbosch (África do Sul).

    Os vinhedos de Roobernet são de baixa produtividade (5 toneladas por hectare) e esta uma deve fazer vinhos longevos, de cor acentuada e tânicos.

    A Pontac era utilizada na produção do tinto doce sulafricano Constantia. E tem um detalhe. Além da casca a polpa também tem matéria corante! É uma uva tinta com a qual não se pode fazer vinhos brancos diferente da maioría…

    Forte Abraço!

    Cristiano
    http://www.vivendovinhos.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *