Quinta do Crasto Reserva 2006

quintadocrasto-reserva-2006Portugal

Tinto, + de 30, 2006

Vinícola: Quinta do Crasto

Preço: +R$ 100,00

Recentemente fui convidado pelo André para participar da Confraria dos Publicitários, que juntou gente boa do mercado de propaganda para contar histórias e falar mais sobre nossa paixão. Cada encontro terá um tema e logo de cara fomos de Portugal. A regra é: cada um leva um vinho de uma faixa de valor determinado antecipadamente e o melhor vinho da noite não paga a conta, e olha, todo mundo levou a brincadeira a sério…

Aproveitando que estive em uma degustação da Quinta do Crasto outro dia, levei este belo exemplar do Douro, que na minha opinião foi o melhor da noite para mim na ocasião, o Quinta do Crasto Reserva. Um vinho produzido a partir de de mais de 30 tipo de uvas diferentes, sendo estas com mais de 70 anos de idade.

Um vinho de tonalidade rubi escura demonstrando que ainda tem muitos anos pela frente. No nariz é surpreendente, e talvez isso tenha chamado a atenção de todos naquela noite – inicialmente fechado, depois de alguns minutos veio a fruta adocicada e de tempos em tempos, revelava outros aromas na taça como café, tabaco, especiarias. Na boca um vinho untuoso e equilibrado com seus taninos sedosos e integrados ao conjunto. É contraditório, porque ao mesmo tempo que se mostra longevo, está pronto para beber. Realmente um vinho muito especial.

No fim das contas, o sortudo aqui foi o vencedor da noite e ganhou por muito pouco de outra grande estrela da noite, o Esporão Private Selection 2004, levado pelo André. Uma noite muito especial, regado a boas risadas, vinhos extraordinários, comida e serviço excelentes sob a batuta do sommelier Thiago Locatelli que dispensa apresentações.

Ainda tivemos a companhia de uma visita inesperada que virou lenda urbana, não é Gomez?

;o)

Deixe um comentário