Menu de Baco – Chablis Premier Cru e salada de cogumelos

Encontramos esse post perdido no Menu de Baco e descobrimos que ainda não tínhamos falado sobre esse vinho tão especial. Então resolvemos publicar novamente a receita e os comentários sobre o vinho.

Quando fizemos nossa viagem inesquecível pela Europa, trouxemos nas malas alguns vinhos especiais. Entre eles, veio este Chablis, que eu escolhi, comprei e carreguei feliz pelas ruas de Paris, pelos aeroportos, enfim, desenvolvi um amor pela garrafa e estávamos esperando uma ocasião especial para abrir.

Acordei inspirada um dia, me deu na louca e resolvi abrir (não era nenhuma ocasião especial, mas resolvi fazer o nosso dia especial!). Para acompanhar, lembrei da receita de Salada de cogumelos com camarões aos cominho, que o Claude Troisgros fez numa das edições do “Que Marravilha!” e que acabou indo para o livro. Excelente oportunidade para unir o útil ao agradável!

salada-de-cogumelos

Salada de cogumelos
– 400g de cogumelos frescos de Paris fatiados
– 200g de shitake fatiados
– 150g de shimeji
– 80 ml de azeite
– 20g de alho picado
– 80g de cebola roxa fatiada
– 2 tomates em cubos
– 1 colher de sopa de pasta de tomate (ou molho concentrado)
– 150 ml de vinho branco seco
– 250ml de água
– 1 pimenta dedo de moça
– 1 punhado de coentro em grão
– Sal a gosto
– 1 punhado de manjericão, estragão, salsa, coentro e cebolinha francesa
– Suco de limão siciliano a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– Lascas de parmesão
– Azeite extravirgem
Camarões
– 12 camarões VG
– 1 colher de sopa de cominho em pó
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo da salada:
Corte a cebola roxa em fatias. Ponha azeite em uma panela e coloque a cebola fatiada. Acrescente alho a gosto. Fatie os cogumelos e coloque-os na panela. Despeje mais um pouco de azeite. Em seguida, ponha os shimeji e um pouco de pimenta do reino. Despeje o vinho branco. Retire a pele do tomate, corte-o em cubinhos e ponha-o na panela. Após o tomate picado, coloque um pouco de pasta de tomate. Coloque a pimenta dedo de moça picada. Por último, acrescente coentro em grão e meio copo de água. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coloque a salada na geladeira.
Modo de preparo dos camarões:
Corte os camarões ao meio e tempere com sal e pimenta. Ponha um pouco de cominho e misture os camarões em um recipiente. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira e espalhe os camarões. Não mexa neles enquanto estiverem na frigideira. Quando os camarões fritarem, esprema um pouco de limão na frigideira para que soltem o caldo.
Finalização:
Retire a salada da geladeira e ponha um pouco de coentro, manjericão, salsa, cebolinha francesa e estragão picados. Misture. Ponha a salada em um prato e coloque os camarões por cima. Para finalizar, acrescente um pouco de parmesão ralado e azeite.

A receita serve 4 pessoas, mas como nós somos apaixonados por cogumelos, só deu pra 2. A harmonização ficou perfeita, embora o vinho não precisasse de mais nada pra acompanhar (talvez só uma pequena oração de agradecimento antes). Como não encontrei os camarões frescos, tive que usar o congelado e o resultado final não ficou tão bonito, mas o sabor ficou incrível!

Sobre o vinho, vejam o post do Alexandre aqui.

Beijos,
Vanessa

 

>> Veja aqui outros Menu de Baco

Deixe um comentário