Provei recentemente bons vinhos chilenos aqui em Campinas, numa degustação promovida pela importadora Magnum. Estou falando da Viña Chocalan, uma vinícola jovem que fez sua primeira colheita em 2001 e que aproveitou para promover, além do vinho em si, a identidade visual totalmente reformulada.

Entre tantas opções de vinhos chilenos no mercado brasileiro, acho muito válida a iniciativa de se buscar diferenciação através dos rótulos. O vinho obviamente que tem que ser bom, mas a embalagem sempre ajuda na decisão de compra.

Nesse quesito a Viña Chocalan caprichou. Os rótulos são modernos, limpos e em alguns casos como o Vitrum, o design impressiona pela beleza.

degustaciones-chocalan

Mas e os vinhos? Leia abaixo minhas impressões dos que mais gostei:

Viña Chocalan Chardonnay Reserva 2015

Um chardonnay bem aromático e frutado lembrando abacaxi e lima da pérsia. Na boca é aveludado e tem ótima acidez. Não passa por barricas de carvalho.  

Viña Chocalan Rosé Reserva 2015

Como sempre não desprezo um bom rosé e esse é bem bom. Um corte diferente de syrah e petit verdot com aroma intenso de frutas vermelhas frescas como morando e cereja, flores e no paladar muito fresco e leve.

Viña Chocalan Origen Syrah Gran Reserva 2014

Um belo exemplar de syrah de clima mais frio. Um syrah mais leve, menos concentrado e elegante. Aromas de frutas negras como mirtilo, ameixa e notas cassis, tabaco e chocolate. Corpo médio, boa acidez e persistência na boca.

o melhor amigo do polpetone hoje

A photo posted by Alexandre Frias (@diariodebaco) on

Vitrum Bland 2012

Um corte super complexo de cabernet sauvignon, syrah, malbec, cabernet franc, carmenere e petit verdot (ufa!). Um vinho de cor negra, frutas negras bem maduras e notas de tabaco, couro e especiarias. Recomendo deixá-lo no decanter por pelo menos uma hora para potencializar seus aromas.

Vale a pena visitar o belo site da Viña Chocalan e quem sabe se animar em visitá-los em breve. Agora se você quiser beber por aqui mesmo, compre diretamente na importandora Magnum.

abs!
Alexandre