Na semana passada estive numa degustação promovida pela importadora Grand Cru em São Paulo, para apresentação dos vinhos da Viña Matetic. Quem conduziu a degustação foi o enólogo e Export Manager, Antonio Bunster.

Antonio Bunster da Viña Matetic, bodega pioneira em vinicultura biodinâmica no Chile.

A photo posted by Alexandre Frias (@diariodebaco) on


A Viña Matetic, fundada em 1999, é uma das bodegas pioneiras no cultivo orgânico e biodinâmico. Foi também uma das primeiras vinícolas chilenas a revelar ao mundo o potencial dos vinhos da uva syrah de clima frio.

Nesta região, sobre forte influência Oceano Pacifico, as temperaturas são mais baixas e com uma superfície mais plana. Os ventos frios vindos do mar, sopram à vontade o que ajuda a manter os vinhedos saudáveis e livre de pragas.

Como chove pouco e o solo granítico tem baixa quantidade de nutrientes, as raízes das plantas tem que se aprofundar para sobreviver. Isso faz com que as uvas ganhem muita complexidade aromática.

Veja minhas impressões sobre os vinhos:

Matetic Sauvignon Blanc 2014

Aromas de fruta cítrica como maracujá e lima, leve toque mineral e herbáceo. Na boca ótima acidez, macio, fresco. Enquanto degustava, só pensei em frutos do mar.

Matetic Chardonnay 2012

Excelente chardonnay. Frutado na medida, acidez equilibrada um leve toque amanteigado. Muito fino, fresco e elegante. Tenho certeza que será o melhor amigo do sushi.

Matetic Pinot Noir 2012

Fruta vermelha fresca, tostado, defumado, terra molhada. Retrogosto Com um toque defumado. Taninos finissimos e acidez média. Um pouco mais de acidez, seria perfeito.

Matetic Cabernet Sauvignon 2013

Um elegante cabernet sauvignon com muita fruta madura e notas de cassis e balsâmico. Taninos aveludados e ótima acidez.

Matetic Corralillo Winemaker’s Blend

Mais fechado que o anterior, mas ainda assim muita fruta vermelha bem madura e notas de tostado e pimenta preta. Taninos firmes, boa acidez e muito persistente. Ótimo.

Matetic EQ Syrah 2012

Esse é o queridinho da vinícola que revelou a syrah de clima frio. Muita fruta negra bem madura, levemente adocicada, mineral e um toque de pimenta preta. Na boca a acidez é excelente, taninos em grande quantidade e bem persistente. Realmente muito bom.

Para fechar o Syrah ícone da vinícola com 9 anos e ainda uma criança. ??

A photo posted by Alexandre Frias (@diariodebaco) on

Por fim, ainda provamos o vinho ícone da bodega, o Matetic Syrah 2007 (ainda restam algumas garrafas na importadora). O vinhedo é de 1999, e mesmo com 9 anos de vida apresentou muita concentração, leve doçura, notas de tostado e balsâmico. Os taninos já estão domados, mas ainda presentes. Muito fino, elegante e mesmo com 9 anos, muito jovem. Espetacular.

De forma geral todos os vinhos da Viña Matetic são elegantes e coerentes dentro da proposta de se fazer vinhos mais frescos e com menos concentração de fruta. São vinhos leves, alegres, aromáticos e muito gastronômicos.

Além disso, a vinícola é lindíssima e preparada para receber visitantes.

Os vinhos da Viña Matetic você encontra na importadora Grand Cru

abs!
Alexandre