Semana passada estive no evento de lançamento do vinho Villa Francioni Juarez Machado, um vinho feito em parceria entre a Vinícola Villa Francioni e o artista plástico catarinense Juarez Machado (saiba mais).
A história de Juarez Machado com o vinho é antiga. Há 30 anos ele mora em Paris e além de degustar inúmeros vinhos por lá, já realizou exposições temáticas, resultado de suas visitas às principais vinícolas da França. Agora em parceria com a Villa Francioni, ele resolveu fazer esta homenagem à cidade natal, criando 7 telas que posteriormente se tornaram os rótulos dos vinhos. são belíssimos rótulos. Além dos 7 rótulos, Juarez compôs 7 poemas que estão no contra-rórulo de cada garrafa.
O vinho também não deixa por menos. Um corte de cabernet sauvignon, merlot, cabernet franc e malbec, que passou 15 meses em barricas de carvalho. Um vinho bem escuro, potente, tânico, ótima acidez, muita fruta negra bem madura e toques de chocolate e café tostado. Nasceu para acompanhar uma bela carne, pratos condimentados ou mesmo queijos de sabor mais intenso.
Um ótimo vinho brasileiro de Santa Catarina, região que só me surpreende a cada dia.
O Villa Francioni Juarez Machado você encontra na Ravin.
Nossa, nunca mais tive notícias do Juarez Machado, um craque.
Há muitos anos atrás ele teve um quadro no Fantástico, bom saber que está bem.
Valeu, abraços.
Não são provei o vinho como estou colecionando os rótulos.
Lindos.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=709440905783439&set=a.220601768000691.53567.100001526085856&type=1&theater