Um vinho branco do Dão combina com curry?

Não sei se viu, mas ontem publicamos aqui no blog o Menu de Baco desta semana, uma receita de Frango com Curry. Se você não sabe, mas curry é um tempero indiano composto de várias especiarias como: pimenta, canela, gengibre, coentro, cominho entre outros, de sabores e aromas bem intensos e picantes. Por esse motivo o curry geralmente é um destruidor de vinhos, assim como qualquer comida mais picante. Se o vinho é tânico então, piora muito. Por isso te recomendo que fuja dos vinhos tintos quando se tem curry no prato.

morgado-silgueiros

Mas com um vinho branco, a coisa muda. Os taninos quase inexistem e a acidez geralmente é mais alta, o que ajuda bastante. Foi daí que tentei harmonizar o frango com curry com um português da região do Dão, o Morgado de Silgueiros Branco 2013. Enquanto a Vanessa terminava o prato, provei o vinho sozinho, com calma. Aromas delicados de lichia, pêra e bastante mineral. Na boca, a fruta parece mais ácida como limão e um leve toque salgado. Num primeiro momento nem achei a acidez tão alta e pensei que o curry passaria por cima do vinho como um trator.

Para minha surpresa, quando bebi o vinho com a comida, a acidez do vinho aparece muito mais e simplesmente limpa a boca do curry após o gole, deixando a melhor sensação possível, fazendo a gente comer o prato delicioso com um gole do vinho sem parar!

É uma ótima experiência para você fazer em casa e ver na prática a versatilidade dos vinhos brancos, principalmente desta região de certa forma pouco conhecida por aqui. Além de versátil, o Morgado de Silgueiros Branco 2013 entra na lista dos bons e baratos do blog, já que custa abaixo de R$ 40,00.

O Morgado de Silgueiros Branco 2013 você encontra na La Pastina.

Deixe um comentário