Se você já bebeu o alaranjado e denso vinho de sobremesa Moscatel de Setúbal, com seu inesquecível aroma de laranja cristalizada e mel, então você já conhece um pouco do vinho que se produz na Península de Setúbal. Eu digo um pouco, porque esta é uma região muito rica na produção de vinhos de todos os tipos.

peninsula-de-setubal02

É uma região de Portugal rodeada pelo oceano Atlântico e rios Tejo e Sado. Fica situada ao sul de Lisboa. Por lá se produz vinhos brancos, rosés e tintos feitos de uvas regionais como a Castelão (maior volume), Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bousche, mas também ótimos vinhos feitos de uvas francesas, como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. São 120 vinícolas que produzem anualmente mais de 40 milhões de litros de vinho. É muito vinho bom e que, provavelmente, você ainda não conhece.

Com o objetivo de divulgar toda essa diversidade da Península de Setúbal, a CVRPS, Comissão Vitívinicola Regional da Península de Setúbal, esteve no Brasil promovendo em Campinas e Belo Horizonte, sua 1ª. Ronda Enogastronômica da Península de Setúbal, a qual tive a grata oportunidade de participar.

peninsula-de-setubal00

Aqui em Campinas, o evento aconteceu no Restaurante Olivetto e a dinâmica do jantar foi muito interessante. Após uma rápida palestra, o jantar foi conduzido como um desafio de harmonização – a cada prato foram oferecidos dois vinhos para prova e cada um selecionava o vinho que melhor harmonizou com o prato. Um menu de quatro passos e oito vinhos, num exercício delicioso que nos fez aprender mais sobre as características dos vinhos desta região.

Os vinhos provados vieram dos ótimos produtores Adega de Pegões, Casa Ermelinda Freitas e Venâncio Costa Lima. Veja abaixo os vinhos que provei e selecionei como as melhores harmonizações:

  • Entrada
    Salada de Folhas com zuchini e cogumelos com brie
    Vinhos: Dom Campos Fernão Pires 2013 (Casa Ermelinda Freitas) e Casal do Serrado 2013 (Venâncio da Costa Lima)
    Minha escolha: Dom Campos Fernão Pires 2013 (Casa Ermelinda Freitas)

 

  • Peixe
    Pescada Cambucu servida com risoto de palmito e cogumelos
    Vinhos: Casa Ermelinda Freitas Sauvignon Blanc e Verdelho 2012 e Vale Pereiro 2013 (Venâncio da Costa Lima)
    Minha escolha: Casa Ermelinda Freitas Sauvignon Blanc e Verdelho 2012

 

  • Carne
    Mignon trufado com fettuccine na manteiga e amêndoas
    Vinhos: Adega de Pegões Syrah 2011  e VCL Palmela Reserva 2010 (Venâncio da Costa Lima)
    Minha escolha: Adega de Pegões Syrah 2011

 

  • Sobremesa
    Chocolate killer com sorbet de citrino
    Vinhos: Moscatel de Setúbal (Adega de Pegões)  e Moscatel de Setúbal (Casa Ermelinda Freitas)
    Minha escolha: Moscatel de Setúbal  (Casa Ermelinda Freitas)

Foi uma excelente experiência e compartilho aqui com você essa ótima lista de vinhos para que você conheça mais as opções da Península de Setúbal. Minha sugestão é que você faça esse mesmo jantar harmonizado em casa com os amigos. É diversão garantida.

Se quiser saber mais sobre os vinhos da Península de Setúbal, acesse o site: www.vinhosdapeninsuladesetubal.pt