Tinto, + de 30, 2006
Vinícola: Quinta do Crasto
Preço: +R$ 100,00
Aproveitando que estive em uma degustação da Quinta do Crasto outro dia, levei este belo exemplar do Douro, que na minha opinião foi o melhor da noite para mim na ocasião, o Quinta do Crasto Reserva. Um vinho produzido a partir de de mais de 30 tipo de uvas diferentes, sendo estas com mais de 70 anos de idade.
Um vinho de tonalidade rubi escura demonstrando que ainda tem muitos anos pela frente. No nariz é surpreendente, e talvez isso tenha chamado a atenção de todos naquela noite – inicialmente fechado, depois de alguns minutos veio a fruta adocicada e de tempos em tempos, revelava outros aromas na taça como café, tabaco, especiarias. Na boca um vinho untuoso e equilibrado com seus taninos sedosos e integrados ao conjunto. É contraditório, porque ao mesmo tempo que se mostra longevo, está pronto para beber. Realmente um vinho muito especial.
No fim das contas, o sortudo aqui foi o vencedor da noite e ganhou por muito pouco de outra grande estrela da noite, o Esporão Private Selection 2004, levado pelo André. Uma noite muito especial, regado a boas risadas, vinhos extraordinários, comida e serviço excelentes sob a batuta do sommelier Thiago Locatelli que dispensa apresentações.
Ainda tivemos a companhia de uma visita inesperada que virou lenda urbana, não é Gomez?