Na semana passada estive numa degustação promovida pela importadora Grand Cru em São Paulo, para apresentação dos vinhos da Viña Matetic. Quem conduziu a degustação foi o enólogo e Export Manager, Antonio Bunster.
A Viña Matetic, fundada em 1999, é uma das bodegas pioneiras no cultivo orgânico e biodinâmico. Foi também uma das primeiras vinícolas chilenas a revelar ao mundo o potencial dos vinhos da uva syrah de clima frio.
Nesta região, sobre forte influência Oceano Pacifico, as temperaturas são mais baixas e com uma superfície mais plana. Os ventos frios vindos do mar, sopram à vontade o que ajuda a manter os vinhedos saudáveis e livre de pragas.
Como chove pouco e o solo granítico tem baixa quantidade de nutrientes, as raízes das plantas tem que se aprofundar para sobreviver. Isso faz com que as uvas ganhem muita complexidade aromática.
A photo posted by Alexandre Frias (@diariodebaco) on
Veja minhas impressões sobre os vinhos:
Matetic Sauvignon Blanc 2014
Aromas de fruta cítrica como maracujá e lima, leve toque mineral e herbáceo. Na boca ótima acidez, macio, fresco. Enquanto degustava, só pensei em frutos do mar.
Matetic Chardonnay 2012
Excelente chardonnay. Frutado na medida, acidez equilibrada um leve toque amanteigado. Muito fino, fresco e elegante. Tenho certeza que será o melhor amigo do sushi.
Matetic Pinot Noir 2012
Fruta vermelha fresca, tostado, defumado, terra molhada. Retrogosto Com um toque defumado. Taninos finissimos e acidez média. Um pouco mais de acidez, seria perfeito.
Matetic Cabernet Sauvignon 2013
Um elegante cabernet sauvignon com muita fruta madura e notas de cassis e balsâmico. Taninos aveludados e ótima acidez.
Matetic Corralillo Winemaker’s Blend
Mais fechado que o anterior, mas ainda assim muita fruta vermelha bem madura e notas de tostado e pimenta preta. Taninos firmes, boa acidez e muito persistente. Ótimo.
Matetic EQ Syrah 2012
Esse é o queridinho da vinícola que revelou a syrah de clima frio. Muita fruta negra bem madura, levemente adocicada, mineral e um toque de pimenta preta. Na boca a acidez é excelente, taninos em grande quantidade e bem persistente. Realmente muito bom.
Por fim, ainda provamos o vinho ícone da bodega, o Matetic Syrah 2007 (ainda restam algumas garrafas na importadora). O vinhedo é de 1999, e mesmo com 9 anos de vida apresentou muita concentração, leve doçura, notas de tostado e balsâmico. Os taninos já estão domados, mas ainda presentes. Muito fino, elegante e mesmo com 9 anos, muito jovem. Espetacular.
De forma geral todos os vinhos da Viña Matetic são elegantes e coerentes dentro da proposta de se fazer vinhos mais frescos e com menos concentração de fruta. São vinhos leves, alegres, aromáticos e muito gastronômicos.
Além disso, a vinícola é lindíssima e preparada para receber visitantes.
Os vinhos da Viña Matetic você encontra na importadora Grand Cru
abs!
Alexandre