Em fevereiro deste ano, o Grupo Miolo implementou no Brasil a colheita noturna, um método e tecnologia já utilizada em outros países. O vinho escolhido para o lançamento, foi o Miolo Reserva Sauvignon Blanc 2016, feito de uvas sauvignon blanc da região da Campanha no Rio Grande do Sul.

miolo-sb-colheita-noturna

Entre os benefícios da Colheita Noturna, está a influência da temperatura, que cai consideravelmente no período noturno, preservando aspectos importantes da fruta e trazendo aromas bastante destacados.

“A Sauvignon Blanc produz alguns dos melhores vinhos brancos do mundo. Na temperada região da Campanha, nos vinhedos do Seival, manejávamos o vinhedo de forma que protegíamos os cachos verdes da luz solar durante a maturação, para a preservação dos aromas. Agora, com a Colheita Noturna, seria como se controlássemos a temperatura da Sauvignon Blanc ainda na videira. Com isso, conseguimos evidenciar os aromas primários e também preservar sua acidez natural”, explica o enólogo Miguel Almeida, que acompanhou todo o processo de elaboração do vinho.

Gostei da novidade e tentarei provar em breve para contar aqui minhas impressões.

abs!
Alexandre