Esta semana provei mais um interessante vinho Sul do Brasil, mais especificamente na cidade Três Palmeiras que fica na região do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul. Estou falando da Vinícola Antonio Dias.

Segundo seus fundadores, o conceito de qualidade e base de todo o processo desta “vinícola boutique”, está no cuidado com os vinhedos e a produção reduzida por planta. São apenas cinco hectares de vinhedos onde cultivam cabernet sauvignon, chardonnay, merlot, pinot noir, touriga nacional e a tannat. A tannat já ouvi dizer, é a grande estrela da vinícola.

IMG_3509

Nas minhas mãos chegou este Antonio Dias Merlot 2012, de uma pequena produção de pouco mais de 4.000 garrafas. A cor rubi brilhante revela um vinho ainda jovem. Percebi logo de cara os aromas de boa intensidade de frutas vermelhas, notas de especiarias, tostado e leve chocolate, provavelmente pelo breve estágio em barricas de carvalho. Na boca tem taninos finos, boa acidez, aveludado, média persistência e bastante equilibrado.

Entre tantos vinhos brasileiros que tem se destacado ano após ano pelo ganho de qualidade, fica aqui a dica de um merlot brasileiro bem feito, elegante e fácil de beber.

Se quiser saber mais sobre a Vinícola Antonio Dias, clique aqui.