Eu fiquei na cozinha papeando e ajudando meu amigo, enquanto as meninas ficaram na sala tricotando, quer dizer, conversando, cada um, é lógico, como uma taça do ótimo gewurztraminer americano Chateau Ste. Michelle 2007.
Abaixo você confere as receitas e os comentárioos do Cristiano.
Faça em casa sem moderação!
Pernil e Paleta de Cordeiro
Tempero:
Ervas obrigatórias: Tomilho e Alecrim, também utilizo estragão e manjericão…
Uma garrafa de vinho branco seco
Sal fino e pimenta do reino
Sal Grosso com alho
Salgue o pernil com cuidado (sal fino) e pimenta do reino sem cuidado. Acrescente as ervas, menos cuidado ainda. Coloque o pernil num recepiente e despeje o vinho, nunca sobre o pernil! Acrescente algumas pedrinhas de sal grosso no vinho!!! deixe descansar por no mínimo 06 horas, três de cada lado. O ideal são 12 horas… (06 de cada lado do pernil)
Assando…
Forre uma forma com papel alumínio, face brilhante para baixo. Embale-o também no papel alumínio com a face brilhante para dentro. Pré aqueça o forno a 180 graus por 20 minutos e asse por no mínimo 2 horas e meia. Tire o papel e retorne ao forno para dourar (10 min).
Obeservação: Normalmente são necessárias três horas para assar, aqui levo menos tempo pois o gás é encanado…
Polenta a Molho de Cogumelos e Presunto
Todo mundo sabe fazer polenta, até o Alexandre…(risos), em todo caso e na dúvida, siga as instruções da embalagem. Então vamos falar do molho…
100g de shitake
150g de Champignon laminado
100g de Shimeji
200g de presunto
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
1 tablete de manteiga culinária
300g de queijo Grana Padano em lascas
50g de Parmesão
Orégano
Sal
Pique os cogumelos e o presunto e reserve separadamente. Numa frigideira funda aqueça metade da manteiga e refogue a cebola e o alho, até amolecer, não doure! Acrescente o presunto e refogue rapidamente. Acrescente o restante da manteiga e os cogumelos, refogue por uns cinco minutos ou até que estejam cozidos. E sal a gosto…
Num refratário grande disponha parte da polenta (metade) despeje o parmesão e o Grana Padano. Torne o restante da polenta e despeje o molho por cima. Sirva bem quente acompanhada do nosso cordeiro… e corra para o abraço!!!
Ah! o vinho!!!??? Tentamos dois um Nebbiolo da Dessilani e um argentino Paris Goulart (blend Cabernet Sauvignon e Malbec)… o Nebbiolo se saiu melhor, o argentino passou por cima da comida… Mas a Vanessa é que tem razão! Um Pinot Noir se sairía bem melhor, afinal ele nasceu para harmonizar com cogumelos e é amigo dos cordeiros…
Forte Abraço!
Cristiano
Esses são os vinhos da Dessilani. Fiz essa foto numa degustação
da ABS que fui junto com o Cristiano e que ele relatou aqui
é isso mesmo…
são momentos inesquecíveis e todos que puder quero compatilhar aqui.
o vinho não pode ser complicado ou esnobe, tem simplesmente que fazer a gente feliz!
abração a todos
Alexandre
Momento de inveja, pura inveja de vocês.
É isso aí cara, o ambiente que o vinho e a cozinha nos proporcionam são fantásticos.
Que maravilha hein Alexandre? Passaram muito bem…