Essa receita veio de um dos programas. Durante o dia fui atrás dos ingredientes e depois escolhi o vinho, um Don Laurindo Malvasia de Cândia que tínhamos na adega, esperando uma oportunidade.
Como sempre, a Vanessa dá seu toque pessoal e adapta a receita, trocando um ou outro ingrediente por algum mais acessível ou mesmo disponível no momento, mas nada que não deixe a receita ainda melhor.
O vinho apresenta uma cor palha com reflexos esverdeados. No aroma predomina a fruta tropical, abacaxi e pêssego e um interessante toque de limão, ou lima, não sei, só sei que nunca senti esse aroma num vinho. Muito interessante. Na boca um vinho volumoso, gostoso e persistente. Acho que faltou um pouco mais de acidez, que o deixaria mais vivo.
Mesmo assim, um bom vinho, que harmonizou a contento com o risoto de abóbora e camarão. Abaixo segue a receita:
Risoto de abóbora e requeijão com camarões desfiados
—————————————————————–
ABÓBORA
INGREDIENTES:
– 2 mini-abóboras
– Azeite
– sal e pimenta
MODO DE PREPARO:
Passe o azeite em volta da abóbora, leve ao microondas e deixe asse por uns 7 minutos. Espete com o garfo de vez em quando para ver se está macia. Abra a abóbora (só a tampa) e retire as sementes. Raspe um pouco da poupa e reserve.
RISOTO DE CAMARÕES
INGREDIENTES:
200g de camarões limpos (pode ser pequeno)
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola picada
200g de arroz carnaroli ou arbóreo (ou arroz comum mesmo)
1 taça de vinho branco seco (pode usar o mesmo que for harmonizar com o prato)
1 caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água
100g de champignon laminado
1/2 copo de requeijão cremoso
pimenta do moinho
salsa picada
sal
MODO DE PREPARO:
Refogue os camarões temperados com sal e pimenta no azeite e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola, deixe suar um pouco e coloque o arroz. Refogue por uns dois minutos e regue com o vinho branco. Acrescente quatro conchas de caldo de legumes e reduza até quase secar e sem parar de mexer. Continue a mesma operação com o caldo, colocando duas conchas por vez até que o arroz esteja cozido. Junte os champignons, o requeijão, os camarões e a poupa da abóbora. Tempere com sal e pimenta e finalize com salsa.
PARA SERVIR:
Recheie a abóbora com o risoto, tampe com a própria tampa da abóbora e sirva.
DICA:
O champignon pode ser substituído por palmito e se não usar camarões limpos, use as cascas e cabeças para fazer o caldo para o arroz.