Todo mundo tem certeza que a origem do hambúrguer é americana, certo? Errado… o hambúrguer foi inventado pelos alemães, em Hamburgo, no século XVII. Inicialmente, os alemães utilizavam a técnica de temperar e prensar a carne para conservá-la.
Mas foi nos Estados Unidos que a receita se popularizou e, atualmente, o hambúrguer é o ícone da cozinha americana. A receita se tornou popular no mundo inteiro, ganhou diversas variações com ingredientes regionais e o hambúrguer ganhou até um dia especial. Pois é, dia 28 de maio é o Dia Mundial do Hambúrguer!
E, pra comemorar a data, esse é o tema do nosso Menu de Baco dessa semana. As opções são muitas, use a criatividade e divirta-se na cozinha para fazer a sua versão.
Receita de Hambúguer (4 pessoas)
– 600g de carne moída
– sal e pimenta a gosto
Escolha a carne de sua preferência (pode ser picanha, fraldinha, alcatra, costela) ou faça uma mistura das carnes moídas. Se você tiver um moedor de carne em casa, pode comprar a carne em pedaços e fazer seu próprio blend.
Misture bem as carnes escolhidas, divida em 4 partes (com 150g cada) e modele os hambúrgueres, sem prensar muito. Use a imaginação e não tenha medo de testar! Carnes mais gordurosas sempre deixam o hambúrguer mais suculento. É importante não usar nenhum tempero na carne para que ela não fique ressecada.
Coloque-os na frigideira ou chapa bem quentes (pode ser na churrasqueira também) e, só então, tempere com sal e pimenta do reino. Doure dos dois lados. O tempo de cozimento depende do ponto que você gosta e da altura do seu hambúrguer.
Monte seu sanduíche com os acompanhamentos de sua preferência e seja feliz!
Para o nosso trio de hambúrgueres escolhi as seguintes combinações:
– Mussarela de búfala, pesto, tomate e basílico.
– Queijo prato, pepino em conserva, maionese e rúcula.
– Gorgonzola, mostarda a l’ancienne e molho de pimenta chipotle.
Para acompanhar, um bom vinho tinto. Nós harmonizamos com o Salton Gerações Paulo Salton, que é um corte feito das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc.
Beijos!