Menu de Baco – Frango ao Curry

Hoje o Menu faz um passeio pela culinária indiana.

O curry é uma mistura de especiarias (açafrão-da-terracardamomocoentrogengibrecominho, noz-moscadacravopimenta, canela e outras) muito comum na culinária de países como a Índia e a Tailândia. Pode ser encontrado em pó ou pasta e é uma explosão de sabores fortes e marcantes.

Esta receita, por ser bastante temperada e picante, é daquela categoria amor ou ódio. Prepare-se, pois esse frango ao curry é para os fortes! Nós amamos!

set04-frangoaocurry

Receita de Frango ao Curry
(2 pessoas)

– 1 peito de frango (ou 2 sobrecoxas desossadas)
– 1 cebola picada
– 1 tomate picado
– 2 dentes de alho amassados
– 1 pimenta dedo de moça sem sementes (opcional)
– Cebolinha picada
– 200ml de creme de leite (ou leite de côco)
– Curry em pó a gosto
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– Sal
– Azeite

Corte o frango em cubos grandes e tempere com um pouco de sal, a pimenta dedo de moça bem picadinha e o alho. Aqueça bem uma panela com um pouco de azeite e doure o frango (Dica: coloque uma pitada de açúcar para ajudar a dourar). Junte a cebola, o tomate picado e o pedaço de gengibre (pode ser inteiro, ele deve ser retirado no final) e deixe refogar.

Coloque o curry em pó ou pasta (quanto você gostar) e coloque um pouco de água, se necessário. Junte o creme de leite (ou leite de côco) e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Sirva acompanhado de um arroz branco.

Esse prato tradicionalmente é feito com o leite de côco, para quebrar um pouco da picância do curry. Mas, desta vez, testei com o creme de leite e achamos que o resultado final ficou mais leve.

Harmonizar um prato com curry geralmente é uma tarefa bem complicada. Por ser muito picante, é dificil encontrar um vinho que aguente essa explosão de sabores. Em geral, os espumantes se saem melhor com esse tipo de prato, mas tentamos com um branco português da região do Dão. E não é que conseguimos?

Beijos e até a semana que vem.


>> Veja aqui outros Menu de Baco

 

Deixe um comentário