Menu de Baco – Creme de Aspargos com Vieiras

Essa receita surgiu de uma sessão de desapego da adega e do freezer… Eu tinha umas vieiras que estavam esperando uma oportunidade para serem comidas e o nosso amigo Daniel estava fazendo aquela revisão na adega e tinha um Chablis que precisava ser aberto. Pronto! Era a desculpa que precisávamos pra fazer um almoço delicioso!

Como entrada, fiz um duo de vieiras: uma versão da receita de Caçarola de vieiras com cogumelos (que levou um pouco de parmesão ralado e foi gratinada) e essa receita com creme de aspargos, que roubou a cena.

set18-cremeaspargoscomvieiras

Receita de Creme de Aspargos com Vieiras
(4 pessoas)

– 12 unidades de vieiras limpas
– 1 pacote aspargos verdes e frescos
– 500ml de creme de leite fresco
– 2 colheres de sopa de requeijão cremoso
– 1 batata grande
– 1 cebola grande
– 2 colheres de sopa de manteiga
– sal e pimenta a gosto
– 1 dente de alho amassado
– azeite
– 4 colheres de sobremesa de geléia de morango com pimenta 

Descasque a batata e cozinhe. Corte as partes duras dos aspargos e descarte. Ferva os aspargos rapidamente, retire e mergulhe em água gelada. Retire as pontas e reserve para a decoração. Pique o restante grosseiramente.

Refogue a cebola na manteiga e misture os aspargos picados, tempere com sal e pimenta. Separe as vieiras e tempere com sal, pimenta e o alho amassado. Grelhe dos dois lados com um fio de azeite (é só dourar, cuidado para não cozinhar demais).

No liquidificador ou mixer, bata o refogado de aspargos, a batata cozida, o creme de leite e o requeijão cremoso. Acerte o tempero, se necessário, e sirva em cumbucas individuais. Coloque 3 vieiras em cada cumbuca, decore com as pontas dos aspargos temperadas com um pouco de sal e azeite e coloque 1 colher de geléia.

Provamos as vieiras com o Chablis e com um vinho rosé chileno, feito com a uva Carmenere. E não é que na harmonização o chileno surpreendeu?

Beijos e até a semana que vem!

>> Veja aqui outros Menu de Baco

Deixe um comentário