Menu de Baco Especial Paris – Alcachofras ao Vinagrete

Pra quem gosta de comer bem, um dos passeios mais divertidos para se fazer em Paris é visitar uma feira livre (ou Marché). Como em toda boa feira, as opções são variadas, os preços justos e é possível conhecer os hábitos do local.

Nós ficamos bem perto do Marché Bastille (que acontece às quintas e aos domingos). Na próxima semana, farei um post sobre a feira e alguns achados. Entre eles, essas lindas alcachofras gigantes que resolvi preparar para o jantar, depois de um dia intenso de caminhadas.

O preparo das alcachofras é um pouco trabalhoso, mas a receita é simples e elas são deliciosas. Vale o esforço!

jul31-paris-alcachofra

Receita de Alcachofras ao Vinagrete
(2 pessoas)

– 2 alcachofras grandes

Para o Vinagrete:
– Azeite
– Suco de 1 limão

– Aceto Balsâmico
– Mostarda
– Sal
– Pimenta
– Mel

Misture os ingredientes do molho com um fouet (ou garfo). Faça a proporção que mais te agradar de cada ingrediente, vá colocando aos poucos e experimentando.

Para preparar as alcachofras corte os cabos, bem rente à flor e, com uma tesoura, apare as pontas de cada pétala. Numa panela grande, cubra as alcachofras com água (coloque um pouco de sal) e cozinhe por cerca de 30 minutos (ou até que as pétalas se soltem facilmente.

Escorra e coloque cada alcachofra em um prato. Regue com um pouco do vinagrete e sirva o restante a parte, para mergulhar as pétalas. 

jul31-paris-alcachofra1

Dica: Depois de se lambuzar com as pétalas, cuidado com os espinhos quando chegar ao coração da alcachofra. Retire delicadamente com a ajuda de uma colher. Comer um deles pode ser uma experiência bem desagradável.

Para acompanhar, tomamos um bom vinho branco da Borgonha (feito da uva Chardonnay), que também foi comprado de um pequeno produtor na feira.

Um jantar com alcachofras rende horas de conversa e diversão…

Beijos e até a semana que vem!

>> Veja aqui outros Menu de Baco

Deixe um comentário