Em nossa viagem à Itália, encontrei esse Pellegrino Passito di Patelleria 2008 no supermercado e foi amor a primeira vista. Desde então, ele ficou guardado, esperando um momento especial para ser aberto.
Nesse feriado, com um tempinho chuvoso e nada pra fazer, resolvi ira pra cozinha e fazer uma cheesecake. Logo lembrei do meu Passito, resolvemos que o momento era mais que especial e, então, adaptei a receita para harmonizar com o vinho. E a harmonização ficou perfeita!
Cheesecake de damasco e laranja
Massa:
– 1 pacote de bolacha maizena
– 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
– raspas de laranja
Creme:
– 1 lata de leite condensado
– 4 ovos
– 300g de cream cheese (2 embalagens)
Calda de damasco e laranja:
– 150g de damascos turcos
– 1 xícara de suco de laranja
– 1 cálice de Cointreau
Deixe os damascos de molho no suco de laranja com o Cointreau por cerca de 1 hora ou até que os damascos estejam bem macios. Bata no processador ou liquidificador, mas não deixe o damasco desmanchar demais. Se achar necessário, acrescente um pouco de água ou açúcar (se os damascos estiverem muito ácidos) e reserve.
Para a massa, bata as bolachas no liquidificador (ou processador) até virar uma farofa. Misture a manteiga com as mãos até formar uma farofa bem úmida. Forre o fundo de uma assadeira com fundo removível.
Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e o cream cheese. Cubra a massa com essa mistura e leve ao forno (180 graus) por 45 minutos.
Deixe esfriar, desenforme e cubra com a calda. Leve à geladeira por umas 2 horas, antes de servir.
Ficou muito boa com o Pellegrino Passito di Patelleria 2008.
Beijos e até a próxima!