O cassoulet é um prato tradicional francês, que leva feijão branco, carnes (pato, porco, ganso, cordeiro, dependendo da época) e linguiça. Com origem na região de Languedoc-Roussilon, na época da Guerra dos Cem Anos, o cassoulet é a “feijoada francesa”.
Há diversas versões da receita, mas o preparo é bem semelhante ao da nossa tradicional feijoada, pode levar costelinha de porco, bacon, calabresa, carne seca. Já vi versões com frango ou pato, enfim, o cassoulet, assim como a feijoada, é um prato bem democrático.
Essa minha versão é uma opção rápida e com poucos ingredientes, para aqueles dias que você chega em casa tarde e precisa de uma comida prática e reconfortante.
Receita de Cassoulet
(2 pessoas)
– 250g de feijão branco cozido “al dente”
– 1 linguiça calabresa em rodelas
– 1 pedaço de bacon picado
– 1 cenoura grande em rodelas
– 2 dentes de alho
– 1 cebola pequena picada
– 1/2 taça de vinho branco
– cheiro verde a gosto
– sal e pimenta do reino a gosto
Numa panela bem quente, frite o bacon e a calabresa. Acrescente a cenoura em rodelas e deixe dourar. Junte o alho, a cebola e refogue um pouco. Coloque o vinho branco e deixe o álcool evaporar.
Junte o feijão branco cozido (é importante não cozinhar demais o feijão branco para que ele não desmanche) e cozinhe por cerca de 10 minutos, para engrossar o caldo e pegar os sabores de todos os ingredientes. Sirva em seguida, numa cumbuca, com uma baguete.
Dica: Cozinhar feijão é um processo chato, então eu costumo fazer o pacote inteiro e já guardar no freezer as porções separadas. Na hora de cozinhar, coloque alguns temperos (cebola, ervas, um punhado de cravos).
Para acompanhar, escolhemos um vinho sul africano, da uva Cabernet Sauvignon. A harmonização foi perfeita!
Bon appétit!