Leyda Single Vineyard Vintage Selection 2006

leyda-sv-2006Chile

Tinto, CS, Carmenère, CF, Syrah, 2006, 2006

Vinícola: Viña Leyda

Preço: R$ 89,00

Mais um ótimo exemplar desta vinícola que já falei antes por aqui. Das outras vezes experimentei as linhas mais básicas que se saíram muito bem, mas esse é de uma linha superior e ainda um blend feito de 60% Cabernet Sauvignon, 20% Carmenère, 5% Cabernet Franc e 15% Syrah e passa 14 meses descansando em barrrica.

Apresenta uma cor rubi violácea intensa e deixa muitas lágrimas no copo devido aos seus 14% de álcool. No nariz de início é marcado pelo álcool (recomendo decantar antes), mas depois surge fruta negra madura, pimentão, canela e madeira. Depois de uns 40 minutos, surgiram ainda outros aromas como café torrado e toffee.

É um vinho que enche a boca literalmente, com muito corpo, acidez equilibrada mas com taninos ainda um pouco duros. Com certeza mais 1 ou 2 anos na garrafa só lhe farão bem. Nenhum amargor e final longo.

Um vinho potente, ótimo para acompanhar pratos mais condimentados ou uma carne suculenta.

1 comentário sobre “Leyda Single Vineyard Vintage Selection 2006”

  1. Alexandre,

    Simplesmente sensacional!!! A Viña Leyda produz não somente brancos de ótima qualidade, mas tintos do mesmo nível. Recentemente abrir uma garrafa do Leyda SV 2002, cuja safra não foi apontada como das melhores no Chile e no olfato, passava facilmente por um bordeaux de boa procedência tamanha sua complexidade. Também se mostrou um vinhão na boca. Tomando em conta o seu artigo, conheço um supermercado aqui perto de casa que tem esse vinho por menos de R$80 e vou comprar uma garrafa também.

    Abração

    Jeriel
    blogdojeriel.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *