Esse é o Espumante Casa Valduga Reserva Brut 25, mais um bom espumante da Casa Valduga. Ele é feito de 70% de uva chardonnay e 20% de pinot noir, pelo método tradicional. Esse “25”, bem identificado na garrafa, quer dizer que passou 25 meses em contato com as leveduras.

Achei muito bacana essa iniciativa da Casa Valduga em identificar no rótulo de maneira simples, a complexidade do espumante. Desde os mais simples assinalados com “12”, esse com “25” e os mais complexos com “60”. Boa ideia!

valduga-25

Bebi esse espumante no próprio restaurante da Casa Valduga, o Maria Valduga, onde eles servem o tradicional rodízio italiano com muito galeto acompanhado de polenta, massas e uma infinidade de gostosuras tradicionais da Serra Gaúcha.

O espumante não tem grande complexidade aromática, mas tem muita presença no paladar. É bem cítrico, fresco e com uma acidez bem marcante.

Acompanhou perfeitamente o galeto e a costelinha de porco. É um par perfeito também para uma bela costelinha de porco com quiabo feita na panela de barro, que a Vanessa deixou a receita aqui no blog.

Clique aqui para conhecer outros espumantes >>