Como tenho contado aqui no blog, em minha última viagem ao Chile para o projeto WINEBAR, provei muitos, mas muitos vinhos bons produzidos pelas vinícolas pertencentes ao MOVI (saiba mais). Entre tantos bons, quero destacar esses três produtores:

Attilio & Mochi

Screen Shot 2014-12-04 at 11.38.26 AMA história da Ângela e do Marcos é das mais interessantes. Eu conheci esse simpático casal quando eles ainda moravam em Campinas e tinham uma cachaçaria, aliás a melhor cachaçaria que já existiu por aqui. Resolveram mudar de rumo e abriram uma importadora de vinhos e loja que operaram por alguns anos. Na loja, fui assíduo frequentador, onde provei e aprendi muito com eles, quando eu ainda estava dando meus primeiros passos neste vasto mundo. Em 2004 resolveram partir para o Chile e produzir seus próprios vinhos e foi então que descobriram seu maior talento na Attilio e Mochi Wines. Eles produzem duas linhas: Sucre e Tunquen. A segunda provei nesta viagem.

Tunquen Malbec

tunquen-malbec

Uma das características mais interessantes de seus vinhos é a pureza. O objetivo deles para o vinho, é evidenciar a fruta e não utilizam barricas novas, nunca. Esse malbec segue essa crença. É um malbec leve, floral, fruta pura. Um malbec sem maquiagem, com taninos firmes e acidez alta, quase italiana, que vai combinar, além das carnes suculentas, com pratos mais encorpados. Uma delícia. Provei também o sauvignon blanc desta mesma linha e escreverei sobre ele e breve.

Site: http://www.attiliomochi.com
No Brasil você encontra na Bebidas Paraiso

 

Starry Night

fernando-starrynight

A Starry Night pertente ao Doutor Fernando Atabales Alarcón.Sim, Fernando é médico e anda clinica. Ele fez de seu hobby por vinhos, um meio de vida. Além dos vinhos, Fernando é aficcionado por comida. Nos dias em que estive no Chile antes do Winebar, conseguimos visitar a vivícola e quem nos buscou no hotel, foi o próprio Fernando. Durante todo o trajeto, ele nos falou sobre seus vinhos e logicamente, comida. A Starry Night é uma linda propriedade, onde ele mora com a família e faz seus vinhos. Um pequeno paraíso que fica em María Pinto, no Vale do Maipo.

Starry Night Syrah

starrynight-syrah

Um dos vinhos que mais gostei deles foi este 100% syrah. Um syrah típico com aromas de frutas negras que lembram ameixa, notas de pimenta preta e tabaco. Na boca é fresco, leve, para se beber muito. Durante o almoço na casa deles, o prato foi um peixe e o vinho foi mjito bem na hamonização porque, diferente do syrah “bombado” que já bebi algumas vezes, este é leve e tem taninos finos, que nãochoca com a leveza do peixe. Muito bom.

Site: www.atabaleswines.cl
No Brasil você encontra na La Charbonnade

Von Siebenthal

 mauro-vonsiebenthal

A Von Siebenthal pertence ao Mauro von Siebenthal, um advogado suíço simpático, que fala devagar e que encanta todos à sua volta. Com a ajuda de investidores, realizou seu sonho de produzir vinhos no Vale do Aconcagua. Eles nos serviu dois de seus vinhos, o Toknar 2008, um vinhaço feito para durar, 20, 30 anos e o Montelig 2008, outro grande vinho.

Montelig 2008

montelig-2008

No primeiro gole você automaticamente se transporta para Bordeaux. Um vinho potente, feito do corte de uvas 65% Cabernet Sauvignon, 25% Petit Verdot e 10% Carmenère. No nariz muita fruta negra vermelha como cereja e framboesa bem madura, notas de especiarias, tabaco, terra molhada e leve herbáceo. Na boca também é potente, taninos redondos, acidez equilibrada e deixa um sabor de café no final de boca. Um vinho jovem ainda e excelente.

Site: www.vinavonsibenthal.com
No Brasil você encontra na Terramater

———————-

VEJA ABAIXO A SÉRIE ESPECIAL DE POSTS SOBRE O MOVI