Todo vinho tem uma boa história para contar e a do Buçaco, é das mais interessantes.
Esse vinho, de nome bem diferente, foi criado por um nobre senhor chamado Alexandre de Almeida, dono de vários hotéis em Portugal, um deles bem famoso e que deu nome ao vinho, o Palácio de Bussaco. Alexandre resolveu produzir o vinho feito no próprio palácio, feito com uvas tradicionais da região do Dão e da Bairrada, como Baga e Touriga Nacional. Seria uma forma de oferecer aos hóspedes, um vinho feito dentro das tradições da região.
O Buçaco Tinto 2005 em si é uma bela experiência, a começar pela garrafa, simples até, mas a rolha coberta de cera. Depois de um certo trabalho, a rolha sai e o vinho incrível se revela. Um vinho feito no estilo antigo, que lembra um belo bordeaux envelhecido. No aroma, se percebe notas de couro, tabaco, madeira molhada, balsâmico e no paladar e elegante, com um ótima acidez e taninos bem finos. Pelo que pesquisei, é um vinho de longa guarda, mas sinceramente achei que já estava no ponto de ser consumido.
Esse vinho, teoricamente, só pode ser comprado lá no Palácio de Bussaco, mas a Mistral, foi a única importadora no mundo a convencê-los a vender fora dos muros do palácio, então você consegue comprar por aqui.
Um belo vinho que vale a pena experimentar.
Alexandre,
Eu degustei o Buçaco Branco durante um curso com o Rui Falcão.
Cor, aroma e textura em perfeita harmonia. O vinho é fantástico e corretíssimo. Uma jóia em estado líquido.
O tinto foi cobiçado por mim e acredito que seja outra maravilha!
Abçs
Ju
O branco ainda não provei.
infelizmente é raro e caro, mas é uma maravilha mesmo Ju.