As surpresas da Vinícola Valmarino

Em minha última viagem à Serra Gaúcha, visitei a Vinícola Valmarino, um vinícola pequena de apenas 16 hectares, jovem, fundada em 1997 e que fica no distrito de Pinto Bandeira, uma região de altitude mais elevada, pertinho de Bento Gonçalves.

Eu já conhecia a Valmarino pelo seu belo espumante Valmarino Churchil e pelo Cabernet Franc XIII, uva aliás que a Valmarino cuida muito bem e faz belos vinhos. Na vinícola acabei provando alguns vinhos que eles tem em bag-in-box (bem bons) e a linha intermediária.

valmarino-3

Dessa linha intermediária, provei 3 : Valmarino Tannat, Valmarino Cabernet Sauvignon e o Valmarino Merlot. Todos eles muito bem feitos, equilibrados e fáceis de beber, que tenho certeza te faria muito bem uma taça num dia no meio da semana.

O Valmarino Tannat, em especial, me chamou a atenção. Taninos mais firmes, boa acidez e estrutura que imediatamente dispara o desejo de um belo pedaço de carne suculenta.

Por R$ 30, esse Valmarino Tannat surpreeende.

3 comentários sobre “As surpresas da Vinícola Valmarino”

  1. Prezado Alexandre Frias,

    Descobri esse vinho aqui no Rio de Janeiro, mais precisamente o CS 2009 , e me encantei de cara. O que mais me chamou a atenção foi o equilíbrio somado a capacidade de envelhecimento. Um vinho de 30 Reais que pode envelhecer bem, o 2009, depois de 4 anos, estava pronto, mas com anos de vida pela frente. Tenho uma garrafa para daqui a 5 anos. Já o Merlot 2012 achei ainda muito jovem, mal consegui degustá-lo de tanta potência, o que me fez comprar outra garrafa para daqui a uns 8 anos. Queria saber sua opinião sobre a vida destes vinhos?

    Abraços

    1. Oi Pedro,

      Realmente, são bons vinhos e alguns como o Tannat por ex, acredito que evoluam bem nos próximos anos.
      Mas tem o quesito gosto: eu particularmente não tenho esperado muito para beber os tais vinhos de guarda.
      Prefiro a virtuosidade dos vinho jovens do que esperar para bebê-los muito evoluídos.
      Com a experiência percebi que muitos vinhos perdem mais do que ganham com o tempo.

      O importante sempre é seguir nosso gosto pessoal.
      Prazer garantido.

      obrigado por participar do blog.

      abs!
      Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *