Hoje destaco um vinho vinho comemorativo de uma das maiores vinícolas brasileiras, a Vinícola Aurora. Se você não sabe, a Aurora é uma cooperativa, ou seja, não tem vinhedos próprios, mas compra uva de mais de 1100 famílias para produzir seus vinhos.

Ao completar 80 anos, a Aurora decidiu lançar um vinho que homenageia todas essas famílias e lançou o vinho Aurora 80 anos Assemblage 2008. Se você olhar o rótulo mais de perto, vai ver que nele estão impressos os nomes das principais famílias parceiras da Aurora.

autora-assemblage-80anos

O vinho é feito de um corte de 3 uvas: cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc. Na época que visitei a vinícola, em 2010, ganhei esta garrafa e resolvi esperar para abrí-lo alguns anos mais tarde para ver como iria evoluir.

Ao sacar a rolha e servir, fiquei feliz em perceber que o vinho estava em plena forma e pronto para beber aos 6 anos de idade. Tem uma bonita cor rubi clara, aromas predominantes de frutas vermelhas como cereja e framboesa, notas de terra e madeira bem discretos. Na boca está bem macio, taninos finíssimos e boa acidez. Se tiver uma garrafa dessa, abra agora. Está no ponto.

Um vinho bem feito,  honesto,  para se beber até mesmo sem comida para harmonizar.
Uma bela homenagem às centenas de famílias produtoras de uva no Sul do Brasil.