Vega Saúco Piedras Crianza 2005

vega-sauco-2005

Hoje vou falar de um vinho típico espanhol feito na região de Toro. Produzido pela Bodega Vega Saúco, ele é feito 100% da uva Tinta de Toro, mais conhecida por aqui como tempranillo e passa 14 meses em barricas de carvalho francesas e americanas.

Apenas como curiosidade, você sabia que a uva Tempranillo tem vários outros nomes dependendo da região em que é cultivada? Só na Espanha, além do nome Tempranillo como é chamada na região da Rioja, ela tem outros 5 nomes: Tinto Fino na região de Ribera del Duero, Cencibel em Valdepeñas, Tinta del País em Ribera del Duero,Ull de Llebre em Penedès, e Tinta de Toro na região de mesmo nome, Toro. Além disso é cultivada em Portugal, onde é conhecida como Aragonês na região do Alentejo e Tinta Roriz, no Douro.

Mas voltando ao vinho, é com certeza um belo vinho gastronômico. De cor rubi clara, translúcida, tem aromas intensos de cereja, baunilha, especiarias e fumo. Na boca tem corpo médio, certa potência dada pelos 14% de álcool, acidez alta e taninos presentes, firmes, mas muito finos e elegantes. Um vinho que enche a boca e chama o próximo gole.

Pronto para beber, por menos de R$ 50,00, é um best-buy de verdade.

2 comentários em “Vega Saúco Piedras Crianza 2005”

Deixe um comentário