Não se você sabe, mas vale sempre lembrar, a CBE – Confraria Brasileira de Enoblogs, é a mais antiga e talvez a única confraria virtual ativa no Brasil. É uma confraria que não tem encontros em casas ou restaurantes, mas que tem regras e principalmente compromisso dos participantes.

Funciona assim: todo início do mês, um dos confrades participantes sugere um tema e esse é comunicado ao grupo. Os demais confrades tem então até o final do mês para escolher um vinho dentro do tema, beber e depois contar suas impressões no seu blog, no primeiro dia do mês seguinte. Tudo muito simples, direto e os confrades realmente se comprometem a encontrar o vinho dentro do tema e compartilhar.

É um jeito divertido de conhecer rótulos diferentes, ou até mesmo voltar a provar grandes vinhos como esse que escolhi neste mês.

lagarde-cabernetfranc

Como o tema foi “um vinho 100% cabernet franc”, sugerido pelo confrade Felipe Silva, do blog BebadoVinho, escolhi o Lagarde Cabernet Franc.

Para mim, esse é um vinho especial porque foi o primeiro rótulo da Bodega Lagarde que provei quando estive na Argentina. Eu fiquei bem impressionado, não só pela qualidade do vinho, mas pelo potencial da uva cabernet franc por lá. É um vinho de cor bem escura, negra, com aromas bem intensos de frutas vermelhas bem madura, notas de balsâmico, tostado, tabaco e um toque mentolado bem interessante. Na boca é potente, carnudo, tem taninos redondos e uma ótima acidez, que deixa o final bem longo.

É um ótimo cabernet franc para se apreciar com calma.

Esse Lagarde Cabernet Franc você encontra na DeVinum.