Será que as adegas climatizadas cumprem mesmo o que prometem?

Para responder a essa pergunta a PROTESTE, importante entidade que avalia produtos no país, analisou diversas marcas de adegas climatizadas com sistema de refrigeração termoelétrico. Entre elas, Brastemp, Cadence, Dynasty e GE. Para nossa tristeza o teste foi bem desanimador.

adegaclimatizada-fail

De todas as marcas avaliadas, NENHUMA delas é recomendada para ser utilizada em ambientes com temperatura maiores que 25ºC .

Resumo da ópera: como na maior parte do ano as temperaturas no Brasil são muito mais altas que essa, as adegas climatizadas com sistema de refrigeração termoelétrico, se tornaram meros armários levemente refrigerados. A minha é a Tocave e é exatamente assim.

Sad but true. 🙁

Quer ler o resultado da pesquisa na íntegra? Clique aqui.

19 comentários sobre “Será que as adegas climatizadas cumprem mesmo o que prometem?”

  1. Pois é. Sou de João Pessoa e aqui a temperatura raramente é menor do que 23°. Tenho duas adegas (Dynasty e Tocave) e elas sofrem pra resfriar. Às vezes preciso voltar um pouco a garrafa pra adega depois de aberta (ou geladeira mesmo), pois em poucos minutos o vinho já está esquentando. A gente sofre de calor, mas não deixa de tomar vinho! Rsrs.

    1. Oi Raquel,

      Sou de Campinas e aqui também não está diferente.
      Algumas vezes acabo resfriando na porta da geladeira mesmo, porque a minha adega não resria o vinho.

      A gente não desiste nunca! 😉

      obrigado pela visita e o comentário.
      abs!
      Alexandre

  2. Oi Ewerton,

    A pesquisa não fala sobre adegas com compressores, apenas termoelétricos, mesmo porque as opções são poucas.

    As de compressores normalmente são mais caras e fazem barulho.

    Acho inclusive que é uma ótima oportunidade para os fabricantes.

    abs!
    Alexandre

    1. O Alexandre,

      Andei falando com amigos engenheiros, que me recomendaram a limpeza do cooler (ventilador), realzei e consegui ganhar 4 graus na temperatura da Adega, mesmo com esse calor que está fazendo aqui no Brasil.

      Mas, a meta ainda é uma adega com compressor.

      Abraços.

  3. Isso, a porta da geladeira é ideal 🙂
    Seu blog está nas minhas páginas específicas de inicialização do Chrome, é leitura diária. Rsrs 😉
    Abs.

  4. Prezado, desculpe fazer o advogado do diabo, mas praticamente todas as adegas termoeletricas avisam que só funcionam em hambiêntes que cheguem atę determinada temperatura. Eu tinha uma e resolvi comprar outra com compressor, têm a parti de uns 900 reais, pois moro no rio. Ou seja, até onde eu saiba, elas realmente cumprem o que prometem.

    Abraços

    1. Oi Pedro,

      Para mim, o problema está em como a venda é feita. Veja por exemplo no site da Brastemp (http://www.brastemp.com.br/Adegas). Lá eles dizem: “A adega climatizada serve para manter uma temperatura adequada que preserva a qualidade dos vinhos de guarda. Mas mesmo os que são para consumo imediato podem se beneficiar de serem guardados em adega climatizada durante as estações mais quentes do ano.”

      Você, eu e tantos outros compraram adegas assim, na certeza que a adega daria conta porque nos foi vendido desta forma. Mas isso não é verdade. A verdade está escrita, no máximo, no manual do produto que normalmente só temos contato quando já efetuamos a compra.

      Obrigado pela visita e por dar sua opinião.

      um abs!
      Alexandre

      A propria PROTESTE checou o site da Brastemp informa em seu site que as adegas “conservam os vinhos durante as estações mais quentes do ano”

  5. Olá Alexandre.
    Ja tive varias adegas, Hoje tenho uma com compressor(GE) e outra termoelétrica(easy).

    Não tenho nenhuma decepção. Mais sei para qual finalidade uso cada uma. A Termoelétrica uso com vinho de consumo rápido, que não quero deixa exposto ao calor. Também sei que seu sistema é -12º logo deixo em um espaço da casa mais refrescante e arejado. Mais as vezes chega a 24ºC. Logo não coloco nenhum vinho de guarda ou mais complexo nessa adega. Deixo isso para a adega com compressor.
    Para quem quer gastar pouco e consume vinhos simples, acho que são validas sim. Assim, pelo a menos a minha me atende. rs

    Uma Abraço.

    Jonas

  6. Minha easy cooler está batendo 26. Moro em Salvador. E me questiono se realmente está quente ou se ela não está pifada! Rssss

  7. Na verdade não é um comentário, mas uma dúvida.. Comprei uma climatizadora , marca BOM CHEFF. As informações falam de que sua temperatura varia entre 12 e 19 graus, Porém, neste dias de calor do Rio de Janeiro, com temperaturas que passam dos 40º, o visor mostra que a temperatura da climatizadora chega a 20 , 21º. Isto é defeito do aparelho ou resultado das altas temperaturas? Preciso mandar para algum concerto ou nestas épocas de alto calor isto é normal?
    Grato pela atenção.
    Nelson Soares

  8. Alexandre, por favor me ajude! Estou querendo comprar uma Easycooler de 18 garrafas, que peguei uma promoção excelente por menos de R$ 650. A questão é, para Curitiba, Sul do país, ela funciona bem? Aprecio mesmo mais vinhos tintos e rosês, raramente bebo espumantes, só no fim do ano, mas gosto dos frisantes, não sei se a questão da temperatura se aplica para os frisantes tintos também? Tendo em conta que no supermercado não há nenhum controle de temperatura mais apurado, e que minha intennção é iniciar uma pequena coleção para consumo a curto e médio prazo dos meus rótulos e que moro em Apartamento meio pequeno, não tenho condições de manter um eletrodoméstico maior que isso. O que voce acha, nesse caso a Easy Cooler de 18 garrafas pode me suprir? Lembrando que em minha cidade a temperatura média no clima quente fica em torno dos 25/28 Graus C. mesmo…obrigada! Bianca

    1. Oi Bia!

      Acredito que essa adega vai ate atender perfeitamente tanto pelo controle da temperatura quanto ela quantidade.
      O fato é: quanto mais espaço temos, mais vinhos compramos e acumulamos. Muitos deles acabam estragando pq não dá tempo de beber.

      Com 18 você consegue um bom giro dos vinhos mais jovens e ainda um espaço para algumas garrafas de guarda.

      Compre e curta bastante!

      abs!
      Ale

  9. Obrigada Alexandre pelas dicas e breve retorno! Pelo valor que te falei comprei a adega e mais um jogo de taças da Nadir Figueiredo (385 ml), achei o valor muito razoável, ansiosa para que chegue logo! Aproveitando o ensejo, sabe me dizer se assim que ligamos a adega ela já vem com alguma temperatura pré-programada de fábrica?

  10. Olá, tenho um local para por uma adega mas com apenas 46 cm de profundidade… Vv conhece alguma com profundidade tão pequena? E qual a distância q se deixa entre a adega e o fundo do armário?

    Obrigado

    1. Oi Alexandre,

      Não lembro de nenhuma assim, mas já li recomendação de alguns fabricantes de que deve se manter pelo menos 10cm de distância cada lado para dissipar o calor.

      Espero ter ajudado.

      abs
      Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *