Estivemos lá para fazer o que mais gostamos: comer, beber, conversar e dar boas risadas. Nesse dia degustamos alguns vinhos muito interessantes, produzidos na Córsega, que foram gentilmente oferecidos pelo Empório Osório.
Antes de falar sobre os vinhos, 3 informações rápidas e curiosas sobre a Córsega:
– é chamada pelo habitantes de “montanha em pleno mar”
– é uma região administrativa da França (não da Itália)
– foi lá que nasceu Napoleão
Bacana não? Quer saber mais sobre a Córsega? clique aqui.
Agora vamos aos vinhos:
Domaine de Lischetto Chardonnay 2008
Muito interessante esse chardonnay. Cor palha esverdeado, com aromas frescos de frutas brancas (pêra, maçã verde), herbáceo e um toque delicado floral. Na boca tem untuosidade, é equilibrado e muito elegante. Perfeito para esses dias de calor.
Terra Mariana, Pinot Noir 2007
Cor rubi intenso, não muito esperado pelos vinhos dessa uva, tem pouca complexidade aromática, basicamente remetendo às cerejas frescas e um toque defumado. Na boca tem corpo leve, taninos finíssimos e final ligeiro. Não emocionou.
Domaine Pasqua Cabernet Sauvignon/Syrah 2004
Um corte de Cabernet Sauvignon e Syrah. Cor rubi muito escuro, um pouco fechado no nariz, mas lembrando framboesas. Na boca é elegante, corpo médio adocicado, mas de com boa acidez, acompanhando muito bem o jantar. Após algum tempo, apreceu algum de café torrado. Pelo seu potencial gastronômico, agradou.
Domaine Pasqua Vin Doux Chardonnay
Esse é um chardonnay de colheita tardia. Apenas 11.5 de álcool, é muito fresco, com aromas de laranja e floral. Não é adocicado demais, nem melado, nem untuoso – é leve. Lembra os espumantes moscatel. Boa persistência.
Gostei da viagem à Córsega.
🙂
Olá Andrea…
Obrigado pela visita!
abs!
Alexandre
Olá Alexandre;
Ficamos felizes em saber que vocês tiveram uma noite agradável em companhia dos vinhos da Córsega.
Abraços
Andréa
Emporio Sorio