Os vinhos da Córsega

corsega
Essa foi uma ótima noite que passamos na companhia do Cristiano (Vivendo Vinhos) e de nossas “respectivas”, na casa de nosso confrade Jean (O Tanino) e Gabi.

Estivemos lá para fazer o que mais gostamos: comer, beber, conversar e dar boas risadas. Nesse dia degustamos alguns vinhos muito interessantes, produzidos na Córsega, que foram gentilmente oferecidos pelo Empório Osório.

Antes de falar sobre os vinhos, 3 informações rápidas e curiosas sobre a Córsega:

– é chamada pelo habitantes de “montanha em pleno mar”
– é uma região administrativa da França (não da Itália)
– foi lá que nasceu Napoleão

Bacana não? Quer saber mais sobre a Córsega? clique aqui.

Agora vamos aos vinhos:

domaine-lischetto-2008Domaine de Lischetto Chardonnay 2008

Muito interessante esse chardonnay. Cor palha esverdeado, com aromas frescos de frutas brancas (pêra, maçã verde), herbáceo e um toque delicado floral. Na boca tem untuosidade, é equilibrado e muito elegante. Perfeito para esses dias de calor.

terra-mariana-pn-2007Terra Mariana, Pinot Noir 2007

Cor rubi intenso, não muito esperado pelos vinhos dessa uva, tem pouca complexidade aromática, basicamente remetendo às cerejas frescas e um toque defumado. Na boca tem corpo leve, taninos finíssimos e final ligeiro. Não emocionou.

domaine-pasqua-2004Domaine Pasqua Cabernet Sauvignon/Syrah 2004

Um corte de Cabernet Sauvignon e Syrah. Cor rubi muito escuro, um pouco fechado no nariz, mas lembrando framboesas. Na boca é elegante, corpo médio adocicado, mas de com boa acidez, acompanhando muito bem o jantar. Após algum tempo, apreceu algum de café torrado. Pelo seu potencial gastronômico, agradou.

domaine-pasqua-doceDomaine Pasqua Vin Doux Chardonnay

Esse é um chardonnay de colheita tardia. Apenas 11.5 de álcool, é muito fresco, com aromas de laranja e floral. Não é adocicado demais, nem melado, nem untuoso – é leve. Lembra os espumantes moscatel. Boa persistência.

Gostei da viagem à Córsega.
🙂

2 comentários em “Os vinhos da Córsega”

  1. Olá Andrea…

    Obrigado pela visita!

    abs!
    Alexandre

  2. Olá Alexandre;

    Ficamos felizes em saber que vocês tiveram uma noite agradável em companhia dos vinhos da Córsega.
    Abraços
    Andréa
    Emporio Sorio

Deixe um comentário