Ele será apresentado ao mercado no início de abril, mas já conquistou alguns paladares exigentes, como dos jornalistas nacionais e internacionais que visitaram a Salton durante a Fenavinho 2009. O super premium Salton Virtude, safra 2008, é o mais recente lançamento da vinícola e chega como uma das grandes apostas da Salton para este ano. “Temos certeza de que será o melhor Chardonnay do Brasil”, afirma o diretor comercial da empresa, Daniel Salton.
Por traz da grande expectativa está o trabalho intenso das equipes de agrônomos e enólogos da Salton para o desenvolvimento de um clone francês na região da Campanha. Os vinhedos tiveram a produtividade reduzida e apresentaram cachos com muita fruta, colhidas após estarem extremamente maduras. A forma de elaboração é outro destaque, pois o vinho permaneceu durante um ano em barricas de carvalho novo (50% francês e 50% norte-americanos), permanecendo em contato com suas leveduras por seis meses, até seu engarrafamento.
Após ser agraciada com medalhas em concursos de âmbito nacional e internacional e com a finalidade de ampliar a diversidade de produtos oferecidos ao exigente mercado de apreciadores dos espumantes de qualidade, a Perini apresenta o Espumante Perini Nature, elaborado com uvas tradicionais da região de Champagne na França – Chardonnay e Pinot Noir.
Em sua elaboração concentra apenas dois gramas de açúcar por litro e o resultado é um espumante de tonalidade dourada com finas e intensas borbulhas que caracterizam perlage cremoso e persistente, destacando-se aromas refinados que lembram nozes. Ao paladar, encontra perfeita harmonia entre os baixos teores de açúcar e a acidez delicada e refrescante.
A Miolo foi ao berço da variedade Gamay, a França, buscar o conhecimento de Henry Marionnet, considerado o Papa Mundial do Gamay pela crítica internacional, para elaborar o seu vinho desta safra em conjunto com o francês. O resultado será conhecido no final de março, quando chega ao mercado o Gamay 2009, o primeiro vinho fino da safra deste ano do Brasil.
A Miolo consolidou-se na América do Sul como uma das únicas vinícolas que produz o Gamay com o conceito de “beaujolais nouveau” francês. “O Gamay 2009 da Miolo será produzido com o mesmo processo utilizado para elaborar os melhores vinhos da variedade da França”, afirma o diretor-superintendente, Adriano Miolo.
Agora é aguardar ansiosamente que eles apareçam nas gôndolas de lojas e supermercados pelo Brasil.
Assim que eu experimentá-los, posto minhas impressões por aqui.
As promessas para 2009 são muito boas. Estou com grandes espectativas quanto a esse chardonnay da Salton. Falaram algo quanto aos preços?
Abraço.
Olá Roberto…
Essa questão sobre margens, impostos, custos de produção, etc, já foi mais do que debatida em fóruns, blogs, sites, etc.
Ao invés de tentarmos entender o preço praticado, o que é seria muito complexo de discutirmos aqui, acho que na prática, você deve usar de seu direito de consumidor – se achar caro, não compre.
Como já diz minha sábia mãe:
“Você quer ter razão ou você quer ser feliz?”
Eu optei pela segunda.
um grande abraço!
Alexandre
favor se possível comentar: Vinho Nacional Mais Barato no Exterior – http://tudosac.blogspot.com/2009/03/o-vinho-nacional-e-mais-barato-no.html