Hoje vamos abrir um espaço para falar de um dos personagens mais importantes de nossas histórias com o vinho. Ela está sempre presente em nossos momentos especiais, fazendo com que a abertura de uma garrafa seja sempre rodeada de suspense e magia. Deixo você, então, com a amiga inseparável do vinho, a nossa velha companheira, a ROLHA DE CORTIÇA.

rolha01

Olá! Muito prazer, eu sou a ROLHA DE CORTIÇA!

Eu sei que nós nos vemos sempre por aí, mas, provavelmente, você não sabe muitas coisas sobre mim. Então eu quero aproveitar esses minutos de sua atenção para contar um pouco mais sobre a minha história. Vamos lá?

Senta que lá vem história!

egipcios-rolha

Você sabe que o material de que sou feita, a cortiça, já é utilizada em sapatos e aparelhos de pesca muito antes do nascimento de Cristo? Sim e, como a cortiça se mostrou um excelente isolante, era utilizado para para diminuir o frio em conventos. E, claro, os egípcios descobriram que a cortiça seria excelente para vedar suas ânforas. Anos depois dessa experiência, eu comecei a ser usada para proteger vinhos, champagnes, cervejas, enfim, nasci para proteger e entregar a vocês esses líquidos especiais.

Mas de onde vem a cortiça?

v 4

A cortiça é a casca de uma linda árvore chamada Sobreiro, muito presente nos países do Mediterrâneo. Mas é em Portugal que o Sobreiro se destaca e tem sua principal área de cultivo. São mais de 730 mil hectares, que representam mais de 59% da produção de cortiça no mundo.

A função do Sobreiro vai muito além do fornecimento de cortiça. Além de gerar milhares de empregos, as florestas de Sobreiros, chamadas Montados de sobro,  abrigam centenas de espécies de animais e outras centenas de espécie de plantas medicinais, criando uma espécie de “santuário de biodiversidade”.

Os 15 minutos de fama de uma rolha de cortiça

rolha-de-champagne

Não é gostoso quando você se sente “a” celebridade? Então, eu também já tive meus momentos de fama e um dos mais importantes foi quando Dom Pérignon, o monge, resolveu inovar e usou uma rolha de cortiça para vedar seu primeiro champagne. Não é demais? Isso foi no século VXII e daí por diante não parou mais. Atualmente são produzidas mais de 12 milhões por ano. Em agradecimento a Dom Pérignon, nós sempre protegemos direitinho suas bolhas dentro da garrafa.

As rolhas de cortiça são todas iguais?

É claro que não! Eu e minhas amigas temos funções diferentes para diferentes tipos de bebidas. Veja abaixo nossas diferenças:

rolha01

Rolha de Cortiça Natural

Essa sou eu! Sou feita 100% de cortiça natural que vem de uma única peça de cortiça. Sou única e incomparável! Eu permito que uma mínima quantidade de oxigênio passe por mim e chegue ao vinho, fazendo com ele evolua lentamente.

 rolha02

Rolhas de Cortiça Natural Multipeça

As Rolhas de Cortiça Natural Multipeça são naturais como eu, mas são feitas de duas ou mais peças de cortiça natural coladas entre si, com uma cola aprovada para estar em contato com alimentos.

 rolha05

Rolhas de Cortiça Natural Colmatadas

As Rolhas de Cortiça Natural Colmatadas são rolhas feitas de cortiça natural, só que seus poros são preenchidos com pó de cortiça. A fixação do pó nos poros é feita com uma cola à base de resina natural.

 rolha04

Rolhas de Cortiça de Champanhe

Essas minhas amigas são mais gorduchas e muito mais fortes do que eu! As Rolhas de Cortiça de Champanhe são feitas exclusivamente para vedar bebidas gaseificadas e suportar muita pressão. Verdadeiras heroínas!

 rolha03

Rolhas de Cortiça Técnicas

As Rolhas de Cortiça Técnicas são mais simples, mas não menos importantes. Elas foram feitas para vedar vinhos de consumo mais rápido (2 a 3 anos). São feitas com um aglomerado de cortiça e ainda discos de cortiça natural coladas no topo para dar resistência.

rolha06

Rolhas de Cortiça Aglomeradas

As Rolhas de Cortiça Aglomeradas são como as rolhas acima, porém feitas somente de um aglomerado de cortiça. São boas para vedar bebidas que vão durar no máximo 12 meses. São minhas amigas BBB (boas, bonitas e baratas).

 rolha07

Rolhas de Cortiça Capsuladas

Essas Rolhas de Cortiça Capsuladas são minhas amigas fashionistas. São muito mais bonitas porque tem uma cápsula adicional que pode ser de outros materiais e ainda coloridas! Foram feitas especialmente para vedar bebidas como: vinho do porto, conhaque, whisky e licores.

50 anos com corpinho de 25

sobreiro

Você sabia que a cortiça que vem do Sobreiro só estará pronta quando a árvore tiver quase 50 anos? Pois é. Antes desse período, são feitas apenas duas retiradas de cortiça que são utilizadas nas rolhas aglomeradas e no pó de cortiça. Só após 43 anos e, a cada 9 anos, a cortiça pode ser retirada para produção de rolhas e outros materiais feitos à base de cortiça. Isso quer dizer que a rolha que você tirou de sua garrafa pode ter mais de 50 anos de idade!

Sou natural. Sou reciclável. Sou reutilizável. Não sou demais?

rolha-grama
Nunca foi tão importante se preocupar com a Natureza como agora certo? Então porque você vai escolher outras forma de vedação se, para me fabricar, a emissão de CO2 no meio-ambiente é 24 vezes menor que minhas concorrentes de plástico ou alumínio? Além disso, como você acabou de ler, todas as minhas outras amigas, mesmo que aglomeradas, são feitas também de cortiça natural, ou seja, sou infinitamente reutilizável.

Ainda não ficou convencido que sou demais?

Abaixo listei mais algumas informações que provavelmente você não saiba sobre mim e sobre a cortiça:

rolha-pergunta

– só em Portugal gero mas de 10.000 empregos
– até hoje não foi inventado um material que substitua a eficiência da cortiça
– a cortiça é utilizada como isolante térmico em naves espaciais pela NASA
– em contato com o vinho, a rolha forma compostos antioxidantes e anticancerígenos
– o pó de cortiça é utilizado na co-geração de energia elétrica
– o espumante mais antigo do mundo, feito há 200 anos, foi vedado com cortiça e encontrado intacto

 

Agora que falei bastante sobre mim, espero que você tenha se convecido que sou a melhor escolha para preservar os melhores vinhos da sua vida.

Se quiser saber mais, acesse o site da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça.

logos-apcor

Um brinde a você que me escolheu!

um abraço,
Rolha de Cortiça

(post escrito por Alexandre Frias e Vanessa Jace para o concurso “100% CORTIÇA”  realizado pela SOPEXA / INTERCORK.)