Se você bebe vinho com certa regularidade, provavelmente já bebeu um bom vinho chileno. Eu tenho essa certeza absoluta, porque todo ano o Brasil é inundado de vinho vindo do Chile, e muito desse vinho é bom e agrada ao paladar do brasileiro.

beto-chile01
Sua posição geográfica privilegiada, localizado entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico, permite não só uma grande produção, mas uma enorme variedade de estilos e de uvas. Mas para se entender o vinho chileno com mais profundidade, não basta bebê-lo. É preciso ir até lá e ver de perto essas diferenças. É preciso conversar com as pessoas que fazem o vinho e que todos os dias colocam as mãos na terra e olham para o céu, para decidir a hora da colheita.

beto-chile02

Mas você não precisa ir para lá de fato, porque o Beto Duarte fez isso para você neste excelente documentário chamado:

Chile: Terroir, Personagens, Histórias e Vinhos.

beto-chile04Beto Duarte é jornalista e editor do blog Papo de Vinho, mas há anos vive entre vinhedos e garrafas. A curiosidade nata, o tirou das taças e o levou até os vinhedos do Chile, para retratar este grande momento que vive o vinho chileno. Neste documentário, você vai visitar junto com ele 15 vinícolas em diversas regiões e ouvir, em conversas informais e honestas, a opinião de grandes personagens do vinho como Pedro Parra, Felipe Tosso, Patrick Valette, Mario Geisse, Gonzalo Guzman, Pablo Morande e tantos outros, sobre a diversidade do vinho feito no Chile e sobre o que pensam sobre o futuro do vinho chileno.

Em 105 minutos de documentário (que passam voando), você vai saber mais sobre a agricultura biodinâmica, conhecer o cão guia dos vinhedos e se surpreender, ao descobrir no final do documentário, um dos maiores segredos do Chile.

Veja o trailer :

Esse é um documentário obrigatório para todo enófilo apaixonado.

Se quiser saber mais, acesse o blog Papo de Vinho do próprio Beto Duarte, ou compre o documentário clicando AQUI.