Allegrini Valpolicella Superiore DOC 2012

Na última apresentação dos vinhos da Vinícola Allegrini que participei em São Paulo, um dos vinhos que me chamou a atenção foi o Allegrini Valpolicella Superiore DOC 2012. Ele mantém toda a tipicidade do vapolicella clássico, com muita fruta vermelha madura, lembrando ameixa e cereja, balsâmico, notas de especiarias como pimenta preta e um toque mentolado.

allegrini-valpolicellasuperiore

A diferença mesmo está no paladar. Como o vinho passa 12 meses em barricas de carvalho, a sensação é de um vinho mais potente, mais corpo, ótima acidez e com um final longo com notas de café torrado. A madeira não sobressai a fruta, nem desequilibra o conjunto, mas adiciona outras as características que vão agradar bastante as pessoas que gostam de um bom vinho barricado.

É um vinho bastante expressivo no aroma e intenso no paladar, por isso acredito que acompanha bem os pratos mais condimentados, como uma bela paleta de cordeiro ou mesmo massas com molho de funghi porcini.

Se você já conhece o Ripasso, mas ainda não quer pular para um Amarone, esse Allegrini Valpolicella Superiore é uma boa pedida.

Os vinhos da Vinícola Allegrini você encontra na Inovini.

Deixe um comentário