Durante minha visita ao Chile para conhecer o projeto MOVI, provei muitos vinhos de todos os 24 participantes desse grupo. Hoje vou falar de dois produtores especiais:
Garcia + Schwaderer Winemakers
A Garcia Schwaderer pertence ao casal Felipe García e Constanza Schwaderer, ambos enólogos que passaram anos trabalhando em grandes vinícolas como Agustinos e Casas del Bosque e depois, juntos, partiram para um projeto próprio. Felipe é um sujeito alegre, espirituoso e demonstra uma paixão profunda por sua familia e pelos seus vinhos. Constanza é mais serena e observadora, mas quando indagada sobre suas criações, demonstra muita seriedade e conhecimento. Um grande casal que faz vinhos de muita personalidade e que tive a sorte de conhecer.
Abaixo alguns vinhos da Vinícola Garcia Schwaderer que provei:
Marina Garcia Schwaderer Sauvignon Blanc
Um sauvignon blanc muito frutado, cítrico, levemente vegetal. Em boca tem ótima acidez e final longo. Provei esse vinho com uni (ouriço do mar) e foi perfeito. Eles produzem ainda uma versão desse sauvignon blanc fermentado 100% em barrica, mas apenas 700 garrafas.
Sofia Garcia Schwaderer Syrah
Não se engane com o nome feminino e delicado. Esse é aquele syrah potente, super aromático, que lembra ameixa bem madura, notas de pimenta preta e tabaco. Um vinho denso, carnudo, frutado, taninos em grande quantidade, boa acidez e final muito longo. Um vinho parrudo e prazeroso.
Facundo Garcia Schwaderer – Red Blend
Um corte de Carignan, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot que fica 24 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho muito elegante, com aromas que lembram frutas vermelhas maduras, especiarias e notas de flor. Na boca é macio, taninos redondos e corpo médio. Um vinho delicado, com personalidade e que Constanza confessou ser seu favorito.
Mais informações no site: http://www.garciaschwaderer.cl
No Brasil você encontra na importadora Terramater
Trabun Wines
A Trabun Wines é um projeto do enólogo Sergio Avendaño Rojas. Assim como muitas vinícolas do MOVI, Sergio é responsável por quase tudo – manejo das vinhas, elaboração, conceito, design dos rotulos e venda de seus vinhos. Além disso é baterista e apaixonado por música. Um cara muito simpático, com talento nato para as lidas com as vinhas, cheio de histórias e orgulhoso de seu grande feito, o Trabun Syrah 2010.
Trabun Syrah 2010
No nariz fruta negra madura, pimenta e um floral intenso. Na boca tem bom corpo, taninos finos, muito macio e final longo. Um syrah dos mais elegantes e equilibrados que provei por lá. É mais que justa a pontuação que esse vinho recebeu de Robert Parker (94 pts).
Mais informações no site: http://www.trabunwines.cl
No Brasil você encontra na importadora La Charbonnade
———————-
VEJA ABAIXO A SÉRIE ESPECIAL DE POSTS SOBRE O MOVI
- http://diariodebaco.com.br/2014/12/especial-movi-garcia-schwaderer-e-trabun
- http://diariodebaco.com.br/2014/12/especial-movi-alguns-otimos-vinhos-tintos-que-provei-na-degustacao-para-imprensa
- http://diariodebaco.com.br/2014/12/especial-movi-attilio-mochi-starry-night-e-von-siebenthal
- http://diariodebaco.com.br/2014/12/especial-movi-para-nao-dizer-que-nao-falei-dos-vinhos-brancos
Olá Alexandre,
Quem importa esses vinhos? Fiquei interessado pelo Facundo…
Abraço.
Oi Ewerton,
Quem importa é a Terramater -> http://www.terramatter.com.br
abs!
Ale
Valeu Alexandre!
Abraço!