Um assunto recorrente nas rodas de enófilos é a tão desejada popularização do vinho. Aquele sonho de tirar a bebida do pedestal e a colocar na mesa do brasileiro, sem frescuras, nem afetações. Mas não é tão simples assim.
Enquanto uns abrem e bebem seus vinhos sem a menor cerimônia, outros precisam dessa glamurização, para se auto afirmarem nesse grande teatro de ascenção social. O Brasil é um país de emergentes e o vinho ainda é um símbolo de status.
Enquanto isso, lá fora, algumas alternativas totalmente inversas a esse cenário começam a tomar força. A vinícola americana Union Wine Co lançará, ainda em 2014, dois vinhos em LATA, um pinot noir e um pinot gris, com a marca “Underwood”.
A proposta da empresa com esse produto, que tem a missão de tornar o vinho mais acessível, é clara: “WINES FOR EVERYONE AND EVERYWHERE!“.
A empresa, é claro, tem a exata noção de que a lata não permite a entrada de oxigênio como as garrafas fechadas com rolha ou tampa de rosca e, com isso, o vinho não evolui. Mas isso, segundo eles, não é importante. A proposta é colocar dentro dessas latas vinhos jovens, para serem consumidos logo e a um custo bem acessível – 5 dólares.
Antes de fazer seu julgamento, pense um minuto – se o mais importante é o conteúdo, que diferença faz se o vinho vem dentro de uma lata ou de uma garrafa? Para mim, o mais importante é que o conteúdo tenha qualidade.
Talvez em breve, abriremos nossa lata de vinho e o despejaremos em nossas taças (ou copos) para deixá-lo respirar.
Você está preparado?
Alexandre,
Recentemente coloquei no blog um post vinhos vendidos em taça de acrílico, feitos por uma empresa australiana.
Inicialmente, pode parecer estranho vinho em lata ou em copo ou mesmo em embalagem Tetra Pack. Mas se você pensar que também podemos tomar vinhos em parques, em praças, na praia e outros lugares onde nem sempre teremos abridores, taças de cristal e tudo mais, acho que pode ser sim uma ótima opção.
Claro que o conteúdo importa, e muito, assim como as condições de armazenamento (principalmente no caso das taças de acrílico).
Saúde!
Ale Esteves
http://www.damadovinho.com.br
Isso mesmo,
Quanto mais fácil e barato o acesso ao vinho, melhor!