Branco, Torrontés, 2006
Vinícola: La Riojana
Preço: R$ 17,00
Estou sempre buscando uvas e regiões diferentes para experimentar o novo, o desconhecido. Acho que toda essa diversidade, acaba ampliando nosso horizonte e melhorando nossos parâmetros de comparação.
A uva torrontés é originária da Espanha, mas é na Argentina que se desenvolveu e ganhou destaque. Essa uva produz vinhos muitos frutados, frescos e aromáticos e no caso desse vinho acima, não foi diferente.
Apresenta um tom palha esverdeado muito brilhante. Aromas bem marcantes como pera, maçã verde e toques florais. Bastante persistente na boca, e muito refrescante. Tudo bem que esse é um exemplar no máximo, correto e de bom custo-benefício, mas demonstrou bem as características originais desta cepa.
Excelente para acompanhar queijos, legumes, e peixes. Talvez harmonize muito bem com comida japonesa, já que seus toques adocicados podem equilibrar com o salgado do molho shoyu.
Vou tentar essa harmonização na próxima vez e relato aqui.
Onde/Quem/Qdo: em casa, eu, Van, junho/2008.
Confrade,
obrigado pela visita. Ainda não havia vindo até aqui, mas gostei muito do visual e do blog em si. Será adicionado lá no DegustEno.
Ainda não consegui sentir tantos aromas assim em um vinho branco. Preciso aprender a apreciá-lo. Vale suas dicas tb.
Abração!
Olá, me desculpem o sumiço, mas por problemas pessoais estive ausente, fico feliz por retornar e mais ainda ao ver que temos novos e interessantes blogs, Avaliador de Vinhos, Degusteno, Diario de Bacco… muito maneiro mesmo…muitissimo legal…parabéns para Le Vin au blog e Vinho para Todos que ao meu ver iniciaram a Confraria…
Em tempo: estava com saudades de ler os comentários da Rafaela sobre os vinhos.