Santa Florentina Torrontés 2006

Argentina

Branco, Torrontés, 2006

Vinícola: La Riojana

Preço: R$ 17,00

Estou sempre buscando uvas e regiões diferentes para experimentar o novo, o desconhecido. Acho que toda essa diversidade, acaba ampliando nosso horizonte e melhorando nossos parâmetros de comparação.

A uva torrontés é originária da Espanha, mas é na Argentina que se desenvolveu e ganhou destaque. Essa uva produz vinhos muitos frutados, frescos e aromáticos e no caso desse vinho acima, não foi diferente.

Apresenta um tom palha esverdeado muito brilhante. Aromas bem marcantes como pera, maçã verde e toques florais. Bastante persistente na boca, e muito refrescante. Tudo bem que esse é um exemplar no máximo, correto e de bom custo-benefício, mas demonstrou bem as características originais desta cepa.

Excelente para acompanhar queijos, legumes, e peixes. Talvez harmonize muito bem com comida japonesa, já que seus toques adocicados podem equilibrar com o salgado do molho shoyu.

Vou tentar essa harmonização na próxima vez e relato aqui.

Onde/Quem/Qdo: em casa, eu, Van, junho/2008.

2 comentários em “Santa Florentina Torrontés 2006”

  1. Olá, me desculpem o sumiço, mas por problemas pessoais estive ausente, fico feliz por retornar e mais ainda ao ver que temos novos e interessantes blogs, Avaliador de Vinhos, Degusteno, Diario de Bacco… muito maneiro mesmo…muitissimo legal…parabéns para Le Vin au blog e Vinho para Todos que ao meu ver iniciaram a Confraria…
    Em tempo: estava com saudades de ler os comentários da Rafaela sobre os vinhos.

  2. Confrade,

    obrigado pela visita. Ainda não havia vindo até aqui, mas gostei muito do visual e do blog em si. Será adicionado lá no DegustEno.

    Ainda não consegui sentir tantos aromas assim em um vinho branco. Preciso aprender a apreciá-lo. Vale suas dicas tb.

    Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *