Passito di Pantelleria Pellegrino 2008

Esse foi outro vinho que Vanessa trouxe na mala de nossa viagem à Italia. Nem é tão raro e caro assim, mas ela abraçou a garrafa e não largou mais.

Aproveitando o dia em que ela fez um cheesecake com calda de damasco, resolvemos abrir o bendito vinho de sobremesa. Sábia decisão, o vinho é delicioso. O Passito de Panteleria tem esse nome pois é produzido na Ilha de Pantelleria, na Sicília. É feito da uva chamada Moscato di Alessandria. Logo após a colheira as uvas ficam secando ao Sol tornando-se assim, passificadas.

Tem uma cor alaranjada que encanta, aromas bem intensos de laranja cristalizada, mel e um toque oxidado. No paladar é macio, bem doce, repetindo a fruta cítrica cristalizada, acidez mediana e um final muito longo que deixa uma sensação de defumado na boca. Lembrou muito o Moscatel de Setúbal.

Como a calda do cheesecake era de damasco, o vinho caiu como uma luva na harmonização. Quer repetir essa experiência na sua casa? Pegue aqui a receita do cheesecake.

 

2 comentários em “Passito di Pantelleria Pellegrino 2008”

  1. Boa Noite Alexandre,
    Gostaria de saber se vocês, como amantes de vinhos, sabe onde encontro o Passito aqui no Brasil. Infelizmente moro no interior da Bahia, o que me dificulta mais ainda encontra-lo. Se souber de alguma informação serei muito grata.

    Atenciosamente,
    Adriana

Deixe um comentário