Os vinhos da região de Salta: Bodega Piattelli #winesofargentina

A Bodega Piatelli tem sua bodega principal instalada em Mendoza, mas esta que visitamos em Cafayate, é um novo projeto da empresa que foi iniciado em 2009.

IMG_5560

O projeto prevê, além da bodega que está sendo contruída e preparada para produzir 1 milhão de litros por ano (com capacidade de ampliação para mais 500 mil litros), também um belíssimo restaurante com vista panorâmica para os vinhedos, para que os visitantes disfrutem de uma digna experiência gastronômica.

IMG_5562

Para se ter uma ideia do investimento e grandiosidade do projeto, só na cozinha foram investidos 100 mil dólares, de um total de 12 milhões de dólares. Todo o valor investido, vem de um investidor americano, dono da vinícola.

IMG_5566

* veja mais fotos no Facebook -> http://www.facebook.com/diariodebaco

Assim como todo o complexo que está em construção, as vinhas também são muito novas e apenas em sua 2.a colheita. Durante nossa visita, pudemos provar os primeiros vinhos produzidos, que já estão quase prontos para serem engarrafados e entregues ao mercado:

IMG_5570

Piatelli Torrontés 2012
Aroma floral, leve herbáceo, muita acidez e ligeiro em boca

Piatelli Cabernet Sauvignon 2012
Fruta vermelha, pimentão, tostado. Paladar leve, taninos ainda verdes. Não passa por barricas.

Piatelli Malbec 2012
Fruta vermelha fresca, floral. Em boca é leve, fresco, taninos mais polidos que o anterior e muita acidez.

Piatelli Grand Reserva Malbec 2012
Acidez elevada, bastante frutado. Se percebe que é muito jovem e a madeira ainda não esta integrada. Final tostado, elegante.

De forma geral, pude perceber que os vinhos tem bom potencial, mas ainda são muito novos e merecem repousar em garrafa por algum tempo, mesmo que a pressa comercial não permita. As vinhas ainda jovens não produzem vinho com muita estrutura.

Por último, provamos ainda um malbec fermentado 100% em barrica que será lançado futuramente. Muita fruta em compota, côco, tostado, baunilha, bastante acidez e taninos em grande quantidade. Quando estiver pronto, será um belo malbec.

Clique aqui para ler a série completa de posts sobre minha viagem com Wines of Argentina <

1 comentário em “Os vinhos da região de Salta: Bodega Piattelli #winesofargentina”

Deixe um comentário