Provar Brunellos di Montalcino sempre é uma tarefa prazerosa, mas se for numa segunda-feira, com certeza é um bom presságio de uma bela semana pela frente.

Estive semana passada degustando os clássicos Brunellos di Montalcino produzidos pela Fattoria dei Barbi, a convite da importadora Interfood/TodoVino. A Fattoria dei Barbi é uma das mais antigas e tradicionais vinícolas da região de Montalcino e pertence à família Cinelli Colombi desde 1790.

fattoriadeibarbi

Quem conduziu a degustação foi Raffaella Guidi Federzoni, gerente da vinícola, que nos apresentou o tradicional “blue label” Brunello di Montalcino Fattoria dei Barbi DOCG 2008 (R$ 316), um Brunello clássico, com taninos presentes, fruta vermelha fresca e muito frescor em boca. Mesmo com taninos bem marcados, característica marcante desses vinhos, está muito prazeroso de beber, mas se tiver paciência, o tempo o deixará macio e ainda mais equilibrado. Em 2014, bebi exatamente esse vinho, só que da safra 2004. Estava sublime.

fattoriadeibarbi-bluelabel

Em seguida, Rafaella nos deu a oportunidade de provar 3 safras (2003, 2004 e 2005) de seu vinho mais especial, o Brunello di Montalcino Fattoria dei Barbi Riserva (R$ 598). A categoria “Riserva” é tão especial primeiramente, por sua produção reduzida. Rafaella nos disse que apenas 5% dos vinhos da vinícola estão nesta categoria. Segundo, porque só são produzidos em anos excepcionais, em que a natureza deu aquele empurrãozinho e as uvas amadureceram perfeitamente. Por último, o tempo. Esses vinhos passam longos períodos em grandes barricas de carvalho, depois são transferidos para barricas menores e só depois vão para as garrafas e por ali ficam por mais 2 anos afinando, antes de serem colocados à venda. Um longo e caro trabalho.

fattoriadeibarbi-riserva

Brunello di Montalcino Fattoria dei Barbi Riserva 2003 apresentou notas de balsâmico, frutas secas, couro e taninos já arredondados pelo tempo. Muito equilíbrado. O Brunello di Montalcino Fattoria dei Barbi Riserva 2004 foi feito na melhor safra da década e ainda apresenta notas de frutas negras, tostado, baunilha. Muito fresco e taninos em grande quantidade. Para finalizar esta belíssima experiência, o Brunello di Montalcino Fattoria dei Barbi Riserva 2005 se mostrou o mais encorpado de todos, com bastante presença de fruta, muita acidez e taninos aveludados. Pronto e prazeroso para se beber agora.

No belíssimo video abaixo, você ai viajar até Montalcino para saber mais sobre a vinícola, a região e também vários detalhes da história desse que é um dos vinhos mais famosos do mundo. Pegue sua taça de Brunello, relaxe e aproveite. Saúde!