O ritual de abrir garrafas de vinho do porto a fogo com tenaz

O vinho é uma bebida especial e cercada de rituais. Alguns desses rituais são especialmente belos de se ver, como o de abrir garrafas de vinho do porto a fogo, utilizando uma tenaz. Esse procedimento foi criado na região do Douro, em Portugal, para se abrir vinhos do porto muito antigos.

Essa tarefa geralmente é feita por um sommelier experiente, ao perceber que não há como se sacar a rolha já deteriorada pelo tempo.

Como é feito

Primeiramente deve-se aquecer a extremidade da tenaz por alguns minutos. Em seguida, abrace o pescoço da garrafa com a tenaz na altura da rolha, por alguns segundos. Em seguida, remova a tenaz e imediatamente molhe a área aquecida com água gelada. O choque térmico irá quebrar a garrafa perfeitamente para a retirada da rolha.

tenaz-vinho-do-porto
Tenaz

Para ilustrar ainda mais esse belo ritual do vinho, no video abaixo, o sommelier americano Dustin Wlson demonstra como funciona essa técnica:

6 comentários em “O ritual de abrir garrafas de vinho do porto a fogo com tenaz”

  1. Boas, gostaria de comprar todo o kite que acompanha a tenaz com demontra no vidéo. Pf
    Desde já o meu agradecimento
    José dos Santos

  2. Como faço para comprar um tenaz?

    Tenho interesse na compra.

  3. Gostaria de comprar 4 unidades de Tenaz como esta para presenter 4 amantes do mundo de Baco. Onde posso encontrar este prodito. Se um dia estiver aqui em Jundiai, venho conhecer meu pequeno ma aconcgegante Restaurante, nome Costelaria A Bafo. Meu cel 994081741.
    do novo amigo
    Alvaro

    1. Olá Alvaro,

      Infelizmente não sei onde pode comprar uma tenaz no Brasil, mas será um prazer visitá-lo em Jundiaí.

      um abs
      Alexandre

Deixe um comentário